Cerimônia de abertura dá início ao inédito Brasília Boat Show

Com a presença de autoridades locais, desenlace da fita marcou o começo do salão náutico que vai desta quarta (14) até domingo (18)

Por: Redação -
14/08/2024
Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA; José Vicente de Alvarenga Filho, almirante da Marinha do Brasil, Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal; Cristiano Araújo, secretário de turismo do Distrito Federal e Eduardo Colunna, presidente da Acobar. Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto / Revista Náutica

As portas do primeiríssimo Brasília Boat Show estão oficialmente abertas! Com a presença de autoridades locais, da banda da Marinha do Brasil, convidados e visitantes, por volta das 17h desta quarta-feira (14) o tradicional desenlace de fita marcou o início do salão náutico na Orla da Concha Acústica de Brasília, no Lago Paranoá.

Já consolidado como o maior evento do setor no Centro-Oeste brasileiro, o Brasília Boat Show segue até o próximo domingo (18). A iniciativa é resultado de um desejo antigo de Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA.

 

Durante a cerimônia, o executivo relembrou que esteve em Brasília há 16 anos e que, já naquela época, via a Orla da Concha Acústica, onde acontece o salão, como o “lugar mais bonito” da capital federal.

Via essa maravilha pouco usada, bem abandonada. Nesse meio tempo sempre houveram tentativas de trazer o Boat Show para Brasília. Esse sonho foi crescendo, mas nunca se realizou como hoje está sendo realizado– contou Ernani

Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA. Foto: Rafaela Moreno/ Revista Náutica

Para o momento especial do desenlace da fita de inauguração, além de Ernani Paciornik, se reuniram Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, Cristiano Araújo, secretário de turismo do Distrito Federal, Eduardo Colunna, presidente da Acobar, e o almirante José Vicente de Alvarenga Filho, representando a Marinha do Brasil.

 

O presidente de NÁUTICA revelou ao público que acompanhava a cerimônia — tanto no evento como por meio das redes sociais — que “até Lars Grael, um campeão olímpico, dizia que ‘Brasília é ‘o lugar'”.

Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto / Revista Náutica

Não à toa. Para além da beleza e das boas águas do Lago Paranoá, Eduardo Colunna revelou durante a abertura do evento que há no Brasil “1,05 milhão de barcos de esporte e lazer inscritos na Marinha, mais de 20% deles na região Centro-Oeste”.

Há 16 anos isso era uma possibilidade e agora é real. É isso que o Brasil precisa. O setor náutico está amadurecendo, o turismo náutico está trazendo as pessoas para o setor– destacou o presidente da Acobar

Eduardo Colunna, presidente da ACOBAR. Foto: Rafaela Moreno/ Revista Náutica

O secretário de turismo do DF Cristiano Araújo expressou ao público o desejo de “ativar esse lago [o Lago Paranoá], para que ele seja um polo de desenvolvimento do turismo”.

Não se trata apenas de um evento de vendas, é um evento que atrai o turismo do Centro-Oeste e promove o desenvolvimento da nossa cidade– ressaltou Cristiano

Cristiano Araújo, Secretário do Turismo do Distrito Federal. Foto: Rafaela Moreno/ Revista Náutica

A Marinha do Brasil, que apoia o salão náutico em Brasília, foi representada pelo almirante José Vicente de Alvarenga Filho, que destacou a região Centro-Oeste como “muito forte na navegação”.

Almirante José Vicente de Alvarenga Filho. Foto: Rafaela Moreno/ Revista Náutica

A palavra final, que precedeu o início oficial do Brasília Boat Show, ficou por conta de Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal. Ibaneis ressaltou o investimento feito na Concha Acústica, que teve como objetivo, segundo ele, “devolver esse espaço esplêndido à população do Distrito Federal.

Brasília precisava desse evento para consolidar isso que é uma das maiores maravilhas do Brasil, o Lago Paranoá– apontou o governador

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal. Foto: Rafaela Moreno/ Revista Náutica

Ainda em seu discurso, Ibaneis revelou que, quando Cristiano Araújo lhe informou que o Boat Show chegaria à Brasília, ele disse “que fazia questão de incentivar plenamente a participação do governo do Distrito Federal” no salão.

Essa área tem um potencial turístico muito grande. Não tenho dúvidas do sucesso que vai ser isso aqui– destacou Ibaneis

Além das autoridades que discursaram, também estiveram presentes Antônio Barra Torres, presidente da ANVISA, Edson Garcia, presidente da Companhia Energética de Brasilia (CEB), Rose Rainha, diretora Superintendente do Sebrae DF e Claudia Maria Maldonado, diretora do Convention & Bureau.

Banda da Marinha do Brasil tocou o Hino Nacional durante a cerimônia de abertura. Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto / Revista Náutica
Foto: Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, Ernani Paciornik, Ibaneis Rocha, Cristiano Araújo e Eduardo Colunna. Foto: Victor Santos/ Revista Náutica
Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto / Revista Náutica

1º Brasília Boat Show

O 1º Brasília Boat Show reúne, em formato boutique, grandes destaques do mercado náutico e uma programação para toda a família. O evento atraca pela primeira vez no Centro-Oeste, nas águas do belo Lago Paranoá, entre os dias 14 e 18 de agosto.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Lanchas, pontoons e jets estarão expostos ao público na capital federal, inclusive com a possibilidade de test-drive de barcos. O Brasília Boat Show mostra ainda opções de motores, equipamentos e diversos acessórios para embarcações.

 

E tem mais: exibição de barcos clássicos de décadas passadas, rally náutico e uma programação completa de lazer, com esportes aquáticos gratuitos, palestras e apresentações musicais.

 

Anote aí!

Quando: De 14 a 18 de agosto de 2024
Onde: Orla da Concha Acústica (SCE Trecho Enseada 01, Projeto Orla, Polo 03, Lote 20, Brasília – DF)
Horário: Quarta a sexta-feira, das 12h às 21h; sábado e domingo, das 11h às 21h
Mais informações: site do evento
GARANTA SUA ENTRADA

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Kitesurfista Bruno Lobo salva jovem de afogamento em São Luís; assista

    Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar

    Novo estudo revela espécie de baleia que pode viver até 150 anos

    Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos

    Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum de Segurança do Navegador Amador

    Encontro permite dialogar com Marinha do Brasil sobre atualizações nas normas de navegação

    Superiate de estúdio polonês aposta em "popa rotativa" para conquistar o mercado

    Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar

    Esponja feita de algodão e osso de lula pode absorver 99,9% de microplásticos nas águas

    Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível