Navegue Seguro 2025: com novo nome, Marinha faz operação de segurança até março
Segundo instituição, queda no número de apreensões no último verão sugere maior conscientização no mar
A alta temporada da navegação é o momento em que a Marinha do Brasil intensifica suas ações no litoral brasileiro. Conhecida anteriormente como “Operação Verão”, a campanha ganhou um novo nome: Navegue Seguro. O objetivo, no entanto, segue o mesmo: promover a segurança na navegação e incentivar boas práticas nas águas.
Ilhabela sobe preço de transporte público para turistas e Aquabus fica 10 vezes mais caro
Está sem ideias para o nome do seu barco? Confira alguns exemplos listados por NÁUTICA
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Nesta temporada, as ações da campanha começaram em 20 de dezembro e seguem até 15 de março, após o Carnaval. Esse é um período caracterizado pelo aumento das atividades no litoral e nas águas interiores do país, muito por conta do verão e do período de férias escolares.
A Navegue Seguro 2025 traz como mote a mensagem: “Fique ligado, você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!”.
As atividades abrangem não só revistas e patrulhamento nas águas, como também campanhas de conscientização em clubes náuticos, marinas, entidades desportivas e até colônias de pescadores, sempre enfatizando a segurança da navegação.
Segundo levantamento da Marinha do Brasil, as infrações mais comuns registradas na Operação Verão de 2024 foram:
- falta de habilitação dos condutores;
- documentação da embarcação incompleta ou vencida;
- falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros);
- desrespeito ao limite de lotação da embarcação;
- consumo de bebida alcoólica durante a condução;
- más condições de navegabilidade das embarcações.
Boas expectativas para o Navegue Seguro 2025
Dados da Marinha do Brasil apontam que, de 2023 para 2024, o número de apreensões de embarcações caiu quase 33% na operação, indo de 814 para 546.
Enquanto o número de apreensões diminuiu, o de inspeções aumenta desde 2021. Em 2024, foram 133.784 inspeções, o patamar mais alto dentro do período — e a expectativa da Marinha é seguir nessa crescente.
O principal objetivo é a criação de uma mentalidade de segurança nos navegadores. Tornar uma rotina o cumprimento das normas– Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante André Macedo
Para Macedo, é assim que se evitam os acidentes e garante-se “um lazer de qualidade.”
Além das inspeções navais, a campanha ainda engloba ações de conscientização para evitar o descarte de lixo em rios e mares, em um trabalho conjunto das Capitanias, Agências e Delegacias.
Por conta das particularidades climáticas das regiões Norte e Centro-Oeste, a Operação “Navegue Seguro” da Marinha ocorrerá em outro período nas capitanias dessas áreas. A previsão da Marinha é de que o aumento da fiscalização nestas regiões comece em junho de 2025.
Dicas de segurança ao navegar
Manter uma navegação segura é essencial para fazer do mar, a casa de quem ama navegar, um espaço de lazer saudável e acolhedor. Por isso, não permita pessoas que na água se aproximem do barco com o motor em funcionamento. No caso de mergulhos, só ligue o motor após a última pessoa subir a bordo. Para conferir mais dicas de navegação, veja 15 mandamentos básicos de segurança no mar.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Atol de Bikini, no Oceano Pacífico, foi usado para testes nucleares por 12 anos. Vídeo mostra como local está atualmente
Macho da espécie foi da costa oeste sul-americana a costa leste da África, percorrendo mais de 13 mil km
Atualmente ancorada na Marina da Glória, embarcação pertence ao bilionário escocês Irvine Laidlaw; conheça
Segundo instituição, queda no número de apreensões no último verão sugere maior conscientização no mar
Empresário náutico, Leonel Pinho foi um incentivador de aventuras de barcos. Ele morreu na madrugada desta terça-feira (7), aos 77 anos