Empresa de cruzeiros espanhola encerra atividades logo após viagem inaugural

Alma Cruceros teve o navio apreendido repentinamente e agora estuda medidas legais para compensar prejuízos

10/06/2025
Foto: SunStone / Reprodução

O início de um sonho — deu tudo errado. A frase que estampa memes na internet brasileira cai como uma luva na atual situação da empresa de cruzeiros espanhola Alma Cruceros. Isso porque a companhia, que nasceu em 2024 como “a primeira e única empresa de cruzeiros boutique da Espanha”, encerrou suas atividades logo após a viagem inaugural.

O fato se deu em 26 de maio, quando o navio da empresa, o Ocean Victory, foi apreendido em Málaga, um dos destinos da viagem, após ter seu contrato rescindido unilateralmente pela empresa proprietária da embarcação, com sede em Madeira (Portugal). O navio foi levado a Gibraltar com todos os bens e equipamentos da Alma Cruceros.

Foto: Alma Cruceros / Reprodução

Antes disso, o navio teria sido embargado por dívidas ao consignatário Lantimar Group, responsável por diversos serviços portuários. Além disso, a Alma Cruceros também enfrentou problemas operacionais internos, incluindo falhas significativas por parte de seus fornecedores de hospedagem e catering, que prejudicaram a qualidade dos serviços oferecidos.

 

Embora as adversidades sejam uma possível justificativa para a rescisão, a Alma Cruceros ainda não se pronunciou de forma oficial. Conforme a imprensa espanhola, a empresa está avaliando ações legais para buscar compensação pelos danos causados a clientes, fornecedores e ao próprio projeto.


A Alma Cruceros

Fundada pelo empresário malagueño Elisardo Sánchez, a Alma Cruceros foi fundada em 2024, inaugurando seu primeiro itinerário em 18 de abril deste ano, com o navio Ocean Victory. A viagem prometia itinerários de luxo entre Málaga e Las Palmas, com destaque para uma experiência gastronômica de alto nível, incluindo chefs com estrelas Michelin.

 

A embarcação de 104 metros é tida pela empresa como “um dos navios de cruzeiro boutique mais exclusivos e sustentáveis ​​do mundo”. Ao todo, são 93 cabines ​​com vistas privilegiadas para o Mediterrâneo e o Atlântico, além de restaurantes, salões e áreas comuns como lounge de apresentações, biblioteca, academia, spa e jacuzzi.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tartarugas estão associadas ao fenômeno das rochas plásticas em uma das ilhas mais isoladas do Brasil

    A 1,1 mil quilômetro da costa do ES e sem presença humana, Ilha da Trindade é impactada pelo lixo que vem das correntes marítimas, da pesca e das tartarugas

    Entenda o que é a grande faixa de sargaço no Oceano Atlântico

    Fenômeno acontece pela proliferação em massa de um tipo de alga marinha, causando um grande "faixa marrom" no mar

    Megaiate que recebeu Maria Callas, Kennedy, Churchill e sediou casamentos reais está à venda

    Após reformas e revitalizações, Christina O pode ser comprado por 90 milhões de euros (R$ 558 milhões)

    "Dança das borboletas": tradicional corrida de canoas encanta com velas coloridas; assista

    Disputada anualmente por diferentes barcos no Rio São Francisco, a competição antecede a procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes

    De olho em 2027: Brasil termina Evento Teste da World Sailing em Fortaleza com ouro e outras medalhas

    Classe ILCA 7 teve pódio 100% brasileiro e Bruno Lobo garantiu o bronze no Kite. Capital do Cerará será a cidade-sede da próxima edição do mundial