Permitido nadar: trabalhadores utilizam Rio Aare como meio de transporte na Suíça

Durante o verão, moradores trocam meios de transporte convencionais por um mergulho relaxante no fim do expediente

Por: Nicole Leslie -
09/06/2025
Na Suíça, Rio Aare tem placas que permitem nadar. Foto: Envato / DavePrimov

Na contramão das evoluções tecnológicas nos meios de transporte, o bem-estar e a qualidade de vida falam mais alto na Suíça. Lá, durante o verão, trabalhadores utilizam o Rio Aare como meio de transporte e voltam do trabalho para casa nadando.

O costume virou cultura entre os locais e proporciona uma forma fácil e relaxante de encerrar o dia. Para isso, os suíços embalam suas roupas e pertences em bolsas impermeáveis chamadas Wicklefisch — ou simplesmente “bolsas do Aare” –, que também funcionam como boias.

Foto: Envato / Image-Source

Com águas cristalinas e correnteza em sentido único, o Aare se transforma em um meio de transporte eficiente e prazeroso. Além de prático, o trajeto ajuda a relaxar e ainda oferece uma bela paisagem, com vegetação exuberante e arquitetura histórica ao fundo.

 

O Rio Aare passa pelas cidades de Berna, Soleura, Aarau e Olten, na Suíça, e também por Waldshut-Tiengen, na Alemanha.

 

 

O costume de usar o Aare como meio de transporte tem chamado atenção na internet e atraído turistas que também querem viver essa experiência. Na web, a dica é aproveitar o rio à tarde ou à noite, durante o verão, quando a água está mais aquecida do que pela manhã.


Rio como meio de transporte na Suíça: a água é limpa?

Segundo o Far Out Magazine, o Rio Aare nem sempre foi próprio para banho. A mudança começou em 1967, quando a população lançou uma iniciativa contra a poluição das águas, o que levou à criação de leis de tratamento de esgoto.

 

Hoje, a Suíça possui mais de 130 mil quilômetros de rede de esgoto e centenas de estações de tratamento. Com investimentos de 50 bilhões de francos suíços, o país se tornou referência mundial na qualidade da água em rios e córregos.

 

Mas os esforços continuam. O próximo desafio é combater os micropoluentes que ainda não são filtrados pelos sistemas atuais, como medicamentos, pesticidas e hormônios. A meta do governo suíço é eliminar essa preocupação até 2040.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Revolução": diretor da Itaipu Parquetec comenta sobre barcos a hidrogênio apresentados na COP30

    Mais que veículos com potencial de emissão zero, embarcações como o JAQ H1 e o BotoH2 permitem silêncio total

    Para todos: JAQ H1 será aberto para visitação gratuita neste fim de semana da COP30

    Primeiro barco-escola do mundo movido 100% a hidrogênio estará disponível ao público das 13h às 19h

    "Brasil pode ser protagonista": Bruno Dantas, Ministro do TCU, ressalta pioneirismo do JAQ H1 na COP30

    Segundo o magistrado, barco-escola movido a hidrogênio pode colocar o país no centro da discussão de sustentabilidade

    Da quilha ao motor: Veleiro Bravura avança para a reta final da construção na parceria com Yanmar

    O 15º episódio da série mostra Angelo Guedes em um sprint decisivo marcado por grandes avanços e desafios nos bastidores da construção

    Barco-escola: auditório do JAQ H1 é inaugurado com alunos da rede pública do Pará

    Em parceria com a Seduc, Instituto Mondó levou estudantes para conhecer a embarcação 100% movida a hidrogênio verde