Novidade exclusiva: Volvo Penta trará IPS elétrico ao Brasil ainda em 2025

25/07/2025

Há 19 anos no mercado e com mais de 40 mil unidades mundo afora, o sistema IPS da Volvo Penta já é consolidado entre estaleiros e consumidores. Ainda assim, a marca sueca lançou seu olhar para o futuro e acaba de revelar o produto na versão elétrica — que deve chegar ao Brasil ainda em 2025.

É o que afirma Leandro Barbosa, head de Operação Marítima da Volvo Penta. Em entrevista ao Estúdio Náutica, ele revelou que embora leve “elétrico” no nome de forma global, trata-se de um equipamento híbrido, que não deixa de viabilizar o uso do motor a combustão.

Você tem um motor elétrico, que atua no IPS, mas tem um setup híbrido, que viabiliza o uso tanto do motor a combustão, quanto do elétrico– explicou

 

O Inboard Performance System (IPS) é um conjunto de tecnologias que inclui motores, hélices e controles eletrônicos integrados para proporcionar uma experiência de navegação otimizada, principalmente no consumo do barco. Nesse sentido, Leandro detalha que a nova tecnologia vai funcionar de forma semelhante ao que acontece no mercado automotivo.

Sistema IPS da Volvo esteve no Marina Itajaí Boat Show 2025. Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

O motor a combustão não será acoplado diretamente ao IPS, mas, sim, o elétrico, tocado por baterias. Elas, por sua vez, serão carregadas, justamente, pelo motor a combustão — tudo automatizado, ao melhor estilo “easy boating” da Volvo Penta.

Esse processo traz uma situação de eficiência muito mais atrativa– destacou

Além das vantagens técnicas, o equipamento híbrido promete dar ao usuário uma experiência de navegação que encanta pelo silêncio. “Dá a impressão de que o vento está te levando. Você escuta a água, a natureza. Essa possibilidade é muito bacana e muito atrativa”, relatou o head da marca.


Testado e aprovado

Barbosa destaca que a Volvo Penta preza pela responsabilidade quando o assunto são lançamentos. Por isso, segundo ele, antes de ganhar esse título, o novo IPS elétrico passou por testes em situações severas por mais de 3 mil horas.

Toda solução que chega ao mercado náutico de lazer é colocada antes em parceiros de aplicação comercial. Já está testado e comprovado– ressalta o head

 

O novo produto chegará ao mercado como IPS 900 Elétrico, o equivalente, em termos de performance, a um IPS 900 hp a combustão — ideal para barcos de 56 a 60 pés. Para a marca, esse é um projeto que vai se consolidar primeiro em mercados maduros, como o europeu, embora já exista uma demanda considerável de grandes estaleiros nacionais.

Eu acredito que é questão de muito pouco tempo para essa realidade estar implementada nas águas do nosso país– enfatizou Barbosa

De acordo com Barbosa, o IPS elétrico da Volvo Penta já está disponível para a fábrica e começa a ser entregue a partir do último trimestre de 2025.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ventura aposta em lanchas com motorização de popa no Salvador Boat Show 2026

    Com três lanchas expostas, estaleiro adapta motorização e mira consumidores que desejam trocar de embarcação

    Yamaha oferece seguro grátis para barcos com motores da marca no Salvador Boat Show

    Iniciativa contempla embarcações novas comercializadas por estaleiros parceiros: Azov, Ventura e NX Boats

    Azov estreia Z440 HT na água durante o Salvador Boat Show 2026

    Com quatro embarcações expostas, estaleiro aposta no espaço de convivência da Z440 para conquistar público baiano

    Schaefer Yachts marca presença no Salvador Boat Show 2026 com a maior lancha do evento

    Destaque do estaleiro catarinense, Schaefer 770 divide as águas da Bahia Marina com outros três modelos da linha flybridge

    Cerimônia de abertura marca início oficial do 3º Salvador Boat Show

    Com a presença do prefeito Bruno Reis e de autoridades, solenidade destacou crescimento de 8% do evento e potencial econômico na Bahia