Volvo Penta lança linha de propulsão elétrica com IPS

Novidade abrange 5 sistemas de transmissão, que devem começar a chegar ao mercado no quarto trimestre de 2025

06/06/2025
Foto: Volvo Penta / Divulgação

Demonstrando estar alinhada aos compromissos sustentáveis, a Volvo Penta anunciou sua nova linha de propulsão elétrica para motores náuticos. A novidade abrange cinco sistemas de transmissão construídos sobre a consagrada plataforma IPS, que devem chegar ao mercado no quarto trimestre de 2025.

A nova linha elétrica Volvo Penta chega como um complemento às soluções híbridas elétricas introduzidas ainda no início de 2024. Segundo a marca, juntas, elas oferecem “uma ampla seleção de soluções adaptadas a diversas necessidades operacionais e ciclos de trabalho”.

Foto: Volvo Penta / Divulgação

O sistema traz configurações duplas, triplas ou quádruplas, em que o motor elétrico é acoplado ao IPS. A tecnologia traz funções como o Controle Eletrônico da Embarcação (EVC), direção por joystick, posicionamento dinâmico, atracação assistida e piloto automático. Diferenciais como “do leme à hélice”, para alta manobrabilidade e controle, e a Interface Homem-Máquina (IHM) integrada, para monitorar modos de condução, também são esperados.

Foto: Volvo Penta / Divulgação

Em comunicado divulgado globalmente, Anna Müller, presidente da Volvo Penta, destacou que o objetivo da marca com a nova linha é “oferecer uma solução de propulsão elétrica plug-and-play”, mantendo a exclusividade da Volvo Penta em sua principal competência, embora “também projetada para escalar em conjunto com integradores terceirizados”.

 

A novidade promete abranger os benefícios do aclamado Inboard Performance System (IPS), um conjunto de tecnologias que inclui motores, hélices e controles eletrônicos integrados para proporcionar uma experiência de navegação otimizada, principalmente no consumo do barco.


Nesse sentido, a Volvo destaca uma eficiência voltada para a frente, que puxa a embarcação na água, em vez de empurrá-la. Além disso, quando combinada com motores elétricos, ela proporciona uma solução de alto desempenho e zero emissões para uma ampla gama de perfis operacionais.

 

Segundo a empresa, “ganhos adicionais de eficiência podem ser alcançados com a aceleração responsiva do sistema, raio de giro reduzido, aderência superior e controle preciso. Para os operadores, o resultado são viagens mais silenciosas e suaves, com impacto ambiental mínimo”.

 

A nova linha de propulsão elétrica da Volvo Penta estará disponível a partir do quarto trimestre deste ano — no caso do Brasil, em até dois anos.

 

A primeira versão que deve chegar ao mercado é o IPS900E (até 515 kW), seguido por modelos como o IPS650E (até 374 kW). A marca destaca que seu objetivo “é eletrificar todos os cinco sistemas de transmissão da linha Volvo Penta IPS, visando potências de 220 kW a 1,1 MW por sistema de transmissão – chegando a 4,5 MW em instalações quádruplas”.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Turismo sustentável na Amazônia foi destaque em debate do Mtur a bordo do JAQ H1

    A secretária-executiva Ana Carla Lopes destacou o simbolismo do painel por um turismo sustentável dentro do barco movido a hidrogênio

    Salão de Usados NÁUTICA: Fairfax é a seguradora oficial do evento

    Há mais de 35 anos no mercado, empresa oferece seguros para embarcações que cobre diversas necessidades

    JAQ H1 reuniu mais de mil pessoas durante abertura à visitação pública na COP30

    Embarcação movida a hidrogênio verde recebeu moradores e participantes da conferência para uma visita guiada nos dias 15 e 16 de novembro

    Motor Yanmar é colocado no Veleiro Bravura no 16º episódio da série

    Angelo Guedes avança em pontos importantes, embora ainda deva enfrentar desafios. Confira!

    Baseada em fatos reais: minissérie da Netflix retoma o Naufrágio de Heweliusz aos holofotes

    Em cinco episódios, produção recria tragédia e desdobramentos em busca de justiça