Veleiro da Marinha Indiana foi “costurado” à mão e exala história, arte e tradição
INSV Kaundinya é uma homenagem ao artesanato marítimo da Índia no século 5 e faz viagem inaugural em jornada simbólica


Quando as imponentes velas do INSV Kaundinya, veleiro da Marinha Indiana, surgem à vista, o horizonte ganha cores vibrantes e o vento passa a carregar história, arte e tradição. Embora lançada em 2025, essa embarcação carrega técnicas de construção da Índia antiga do século 5, em uma homenagem ao artesanato marítimo singular da época.
Primeiro navio de passageiros autônomo do mundo já navega no Japão
Gigantes: conheça os 10 maiores iates do mundo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O barco foi construído à mão tal qual os navios antigos do período entre os anos 401 e 500 d.C, por uma equipe de artesãos tradicionais em Kerala. Eles utilizaram uma técnica tradicional de “costura”, em que tábuas de madeira são unidas por cordas de fibra de coco e seladas com resinas e óleos naturais.


Sem motor ou qualquer outra propulsão moderna, o Kaundinya navega apenas com suas velas. Quando içadas, elas revelam símbolos tradicionais da herança indiana, como Gandabherunda, a águia de duas cabeças da dinastia Kadamba.
O veleiro é o resultado de um projeto lançado em 2023, liderado pela Marinha Indiana e pelo Ministério da Cultura da Índia, em parceria com a Hodi Innovations. Embora incorporado à marinha alguns meses após seu lançamento, em fevereiro de 2025, o barco, claro, não participa de operações militares, ainda que seja capaz de transportar até 15 tripulantes.


O trabalho para torná-lo real envolveu poucas fontes visuais e estudos hidrodinâmicos complexos, uma vez que não haviam plantas originais disponíveis. O Kaundinya partiu no último dia 29 de dezembro para sua viagem inaugural, que também chega repleta de significado.


O navio zarpou de Gujarat, na Índia, rumo a Muscat, em Omã, jornada simbólica que remete às antigas rotas marítimas que ligavam a costa oeste da Índia ao país do Oriente Médio. Até o momento dessa publicação, o veleiro continuava em rota, já no Golfo de Omã.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
O programa contemplará 11 bolsistas, que receberão subsídio mensal para estudar presencialmente na sede das Nações Unidas, em Nova York
Marca terá três sucessos de sua linha nas águas da Marina da Glória para o salão, que ocorre de 11 a 19 de abril
Vídeo de barco "se revirando" em vez de afundar é real e mostra modelos "inafundáveis" da Guarda Costeira Canadense; assista!
Disputada no último fim de semana, etapa australiana terminou com o Mubadala na 7ª colocação. Circuito no Brasil ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril
Estaleiro levará dupla imponente para marcar presença na Marina da Glória. Evento acontece de 11 a 19 de abril




