Nem charter, nem cruzeiro: Mercedes-Benz projeta megaiate de luxo com sistema de copropriedade
Embarcação esbanja 508 pés de comprimento e tem vagas limitadas a pessoas selecionadas rigorosamente


Esqueça tudo o que se sabe sobre modelo de negócio tradicional com embarcações de luxo. Numa união impactante entre a consagrada marca automobilística Mercedes-Benz e o Maybach Ocean Club, surgiu um projeto que promete inovar o universo náutico transformando um megaiate de 508 pés (154 metros) de comprimento num verdadeiro clube privado.
Já pensou navegar em uma Lamborghini? SEABOB lança modelo em parceria com a marca italiana
Superiate Bad Company, famoso entre os amantes da pesca oceânica, foi visto em Porto Seguro (BA)
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Previsto para zarpar pela primeira vez em 2029, o navio, batizado de Beyond Horizons, será um “condomínio de luxo ultra-exclusivo e flutuante”. Ou seja, poderão estar na embarcação pessoas selecionadas, cujos estilos de vida “reflitam naturalmente o estilo do clube”, segundo a empresa.
O modelo de clube de membros — aplicado a um barco ultraluxuoso — , funcionará da seguinte forma: quem passar pelos critérios da empresa será cobrado de uma taxa anual de aproximadamente 5% do investimento inicial, que serviria para cobrir a gestão de tripulação, combustível, taxas portuárias, seguro e manutenção contínua.


O objetivo é alcançar uma comunidade de 300 coproprietários, cada um com seu direito a quatro semanas a bordo do megaiate da Mercedes por ano. Algo bem próximo de um modelo de multipropriedade de embarcações.
O clube foi projetado para conexões significativas com pessoas de interesses semelhantes, rituais e experiências cuidadosamente selecionadas-informa o comunicado oficial
Os selecionados terão acesso às áreas comuns, às suítes privadas, aos restaurantes, ao beach club e a todas as demais áreas do iate caso estejam na mesma cidade que ele estiver atracado. A associação inclui atividades essenciais, desde passeios de barco e esportes aquáticos até ioga e bem-estar.


Em parceria com a Splendid Sea, o Beyond Horizons usa tecnologia e atendimento humanizado para garantir que ninguém seja prejudicado na escolha das datas, tratando todos os sócios com a mesma importância e oferecendo liberdade para gerenciar o tempo de uso como eles preferirem. Os membros também podem convidar amigos e familiares para o megaiate.
A embarcação funciona como um refúgio flutuante e um ponto de encontro social-ressalta o comunicado
Já que as vagas são limitadas, há uma lista de espera no site da Maybach Ocean. Os potenciais membros só entrarão no clube após uma análise criteriosa.
Muito mais que um megaiate
Segundo a Maybach, não foi fácil encontrar um modelo de negócio que aproveitasse verdadeiramente um iate desse porte. Os megaiates privados, por exemplo, costumam ser subutilizados, de acordo com a empresa. Por isso, é comum que esses grandes barcos passem boa parte do tempo parados em portos.


Ainda de acordo com a empresa, os navios de cruzeiro ultraluxuosos têm atividades limitadas e um público mais maduro. Sobre os iates de charter, incomoda as cabines com tamanhos desiguais, o que, segundo a Maybach, leva a uma experiência inconsistente, sem igualdade.
Transformar o megaiate da Mercedes em uma residência flutuante também não parecia uma boa ideia, visto que esse modelo pode carecer de vivacidade. Muitas suítes ficam desocupadas durante boa parte do ano e poucos proprietários passam muito tempo a bordo.
O Beyond Horizons foi concebido com a missão de traduzir a filosofia da Mercedes-Maybach — qualidade e artesanato sem concessões — em uma verdadeira obra-prima marítima-explica Michael Hehn, cofundador e diretor-gerente da Maybach
Conheça o megaiate da Mercedes
O princípio desse projeto é que a experiência seja igual para absolutamente todos os coproprietários, sem hierarquia de sócios. Pensando nisso, foram elaboradas 30 elegantes suítes com o mesmo tamanho e comodidades, esbanjando 74 m² e varanda privativa.


Nada de suíte master no andar de cima e cabanas minúsculas no andar de baixo. Todas as 30 suítes são iguais-disse Matthias Bosse, cofundador da Splendid Sea
O megaiate contará com tripulação de 80 a 85 pessoas, para que o atendimento seja digno de um hotel de luxo no mar. Com capacidade para 72 hóspedes quando totalmente ocupado, a embarcação oferece a densidade social de um clube refinado.


O clube flutuante traz a vastidão do mar para os interiores, criando espaços amplos e oportunidade para banhos de luz em todos os deques, para que soem grandiosos e sóbrios ao mesmo tempo.


Inspirado na filosofia de design da Mercedes, o visual do megaiate combina o artesanato tradicional com tecnologia sofisticada. Os materiais e a paleta de cores foram diretamente inspirados na estética da marca automobilística, ao mesmo tempo em que mantém um tom de serenidade.
Destaque para o beach club com piscinas infinitas e terraços em madeira teca, que conectam os hóspedes ao mar. Também não faltam espreguiçadeiras para relaxamento.


A embarcação ainda oferece, intencionalmente, um consumo de combustível mais econômico. Ela foi projetada para propulsão a metanol ou biodiesel, que gera uma redução significativa nas emissões.


Como não poderia faltar em todo megaiate luxuoso, este terá como barco de apoio o Shadow Vessel, de 230 pés (70 metros) de comprimento, que acompanhará o Beyond Horizons em suas viagens. Seu papel será transportar os brinquedos aquáticos, lanchas de apoio e equipe técnica.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Embarcação esbanja 508 pés de comprimento e tem vagas limitadas a pessoas selecionadas rigorosamente
Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas
Mais de 40 embarcações de variadas classes e regiões já estão confirmadas para o evento
Aeronaves apelidadas de "barcos voadores" são preparadas tanto para pousos em terra quanto na água
A experiência de compartilhar pontos de ancoragem nasceu da prática ao longo da costa nordeste brasileira. Conheça a história!



