Novo polo industrial da Ross Mariner em SC vira protagonista da linha de produção do estaleiro

Alguns meses após a inauguração da fábrica em Palhoça (SC), todas as lanchas de 20 a 34 pés da marca são fabricadas em território catarinense

Por: Nicole Leslie -
20/07/2026
Ross Mariner passa a fabricar lanchas de 20 a 34 pés no novo polo industrial em Palhoça (SC). Fotos: Ross Mariner / Divulgação e Victor Santos / Revista Náutica

Ampliar a capacidade de produção sem abrir mão da qualidade sempre esteve entre os principais objetivos da Ross Mariner. O jovem estaleiro movimenta o mercado náutico brasileiro há cerca de quatro anos e deu um passo estratégico nessa direção com a inauguração de um novo polo industrial em Palhoça, em Santa Catarina (SC), em fevereiro. Desde junho, o espaço se tornou responsável por toda a fabricação dos barcos de 20 a 34 pés da marca — que hoje representam quase 70% do portifólio.

O novo polo industrial da Ross Mariner em SC conta com duas unidades que somam quase 3 mil m² de área. A escolha do local não foi por acaso: Márcio Ishikawa, CEO do estaleiro, considera o estado como o “berço da produção náutica no Brasil” pela tradição no setor e pela oferta de mão de obra especializada.

Fotos: Ross Mariner / Divulgação

Encontrei lá uma mão de obra muito qualificada, superior a de qualquer outro estado do Brasil. Eu não poderia deixar passar a oportunidade de me instalar ali-afirmou Ishikawa em entrevista ao Estúdio NÁUTICA ainda em 2025

Inicialmente, o plano era fabricar lanchas de 26 a 34 pés no polo industrial em Palhoça. Mas o sucesso foi tanto que, em junho, o leque de produção foi ampliado: todas as embarcações Ross Mariner de 20 a 34 pés passaram a ser fabricadas com exclusividade em território catarinense.

Unidade de laminação das embarcações Ross Mariner, em Palhoça (SC). Foto: Ross Mariner / Divulgação

As unidades do estaleiro em Palhoça são vizinhas e adotam um esquema estratégico de fabricação. Enquanto uma é voltada para a laminação das embarcações, na outra é onde ocorre a montagem e as finalizações — e também onde fica o escritório administrativo.

Unidade de montagem e finalização das lanchas Ross, em Palhoça (SC). Fotos: Ross Mariner / Divulgação

A marca revelou à NÁUTICA que seu último lançamento, o barco de pesca C250 Ryder, já foi fabricado em Palhoça. De lá também sairão as Ross SR200 Vector, SR220 Icon, SLR260 Fusion, SLR260 Genesis e a SLR340 Legend, maior lancha do portifólio da marca, lançada ao mercado em abril.

 

 

Antes do novo polo industrial em Palhoça, uma lancha Ross de 26 pés levava, em média, 15 dias para ser produzida. Com a fábrica em SC, a expectativa é que esse prazo seja ainda mais encurtado.


Embora hoje seja o local de produção da maior embarcação da linha, do modelo mais novo da casa e da maioria dos modelos do portifólio, o polo industrial da Ross Mariner em Palhoça pode revelar ainda mais novidades. Afinal, o mais novo espaço do estaleiro em SC já se tornou uma peça-chave estratégica da marca.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Brasileirão volta com raízes náuticas em campo: veja clubes da Série A ligados ao mar 

    Retomada do campeonato nacional após a pausa da Copa do Mundo coloca em destaque times que nasceram nas regatas, carregam símbolos marítimos ou têm relação direta com cidades portuárias 

    Filme que narra a vida e as navegações de Aleixo Belov tem teaser divulgado; assista

    "Sem Medo do Escuro" detalha a trajetória do ucraniano naturalizado brasileiro que fugiu de uma guerra e descobriu no Brasil a paixão pelo mar. Aos 83 anos, já são 6 voltas ao mundo

    Project Zero: megaiate a vela quer ser o primeiro do mundo a depender somente de energia renovável

    Após seu lançamento, tecnologias da embarcação, em desenvolvimento há 10 anos, serão disponibilizadas em plataforma de código aberto

    Do Pacífico ao Atlântico: nova jornada de Tamara Klink pode ser acompanhada em “tempo real”

    Velejadora de 29 anos partiu do Alasca em expedição que dispõe de painel digital aberto ao público com direito a “diário de bordo”

    "A Odisseia" de Christopher Nolan resgata uma das maiores histórias náuticas da literatura

    Superprodução de 2026 adapta clássico de Homero e leva ao cinema uma jornada marcada por mares, ilhas, tempestades, naufrágios e sobrevivência