Fórum Náutico Sudeste


Por Marcio Dottori
Desde que o Rio de Janeiro implantou o Fórum Náutico Fluminense em 2008, unindo integrantes do setor público e privado, o segmento náutico teve grande impulso no estado. São Paulo fez o mesmo em 2013 e, desde então, o setor de barcos de lazer na terra dos Bandeirantes conquistou avanços importantes para o desenvolvimento da indústria náutica paulista, como a redução do ICMS para barcos novos e a regulação do setor de marinas no estado. A união desses quatros estados da federação, que juntos respondem por cerca de 55,5% do PIB nacional, tem força para viabilizar o desenvolvimento rápido da indústria náutica brasileira, ainda pequena comparada a dos Estados Unidos e Europa. Enquanto no Brasil a relação de barco por habitante é de 1 para 267, nos EUA, a mesma razão, é quase 12 vezes maior.
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela




