Brasileiro de Optimist

Por: Redação -
08/01/2016

A partir desta sexta-feira, 8, aproximadamente 250 velejadores entre 8 e 15 anos competem em Florianópolis no 44º Campeonato Brasileiro de Optimist, na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê. Atletas de dez estados (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, DF, BA, PE e AL) estão confirmados na competição que além de definir o campeão nacional de 2016 vale também como uma das duas seletivas para o Mundial, Norte Americano, Europeu e Sul Americano da categoria.

“Estamos muito contentes em receber mais um grande evento no Iate Clube de Santa Catarina. A vela de base é de suma importância para o desenvolvimento do esporte e o Optimist é a classe de formação de jovens atletas. É uma grande oportunidade para fortalecer o crescimento da vela de base do clube”, explica o Comodoro do Iate Clube de Santa Catarina, Alexandre Back.

Nessa quinta-feira os últimos ajustes foram feitos pelos velejadores, além do encerramento das inscrições e o número de barcos surpreendeu os organizadores. A expectativa era de que aproximadamente 200 atletas participassem da competição.

“Estamos muito satisfeitos com a grande procura. Teremos quase 250 velejadores participando da competição que definira o campeão nacional e também serve como seletiva para as principais competições internacionais. Jurerê oferece condições incríveis para a vela e, com certeza, teremos um grande espetáculo dentro d´água”, ressalta Lucas Reis, gerente de eventos náuticos do Iate Clube de Santa Catarina.

Os dez dias de competições serão divididos em dois eventos. Entre sexta, 8, e domingo, 10, acontece a Copa Brasil de Estreantes. Já entre segunda, 11, e domingo, 17, será realizado o Brasileiro de Optimist.

A Copa Brasil de Estreantes acontece em três dias com seis regatas previstas. Já o Campeonato Brasileiro de Optimist tem em seu programa doze regatas previstas, sendo que nos três primeiros dias (11, 12 e 13) acontecem as disputas individuais. Na quinta-feira, 14, será realizada a competição por equipes, enquanto que a sexta-feira, 15, os atletas terão dia livre. No sábado, 16, e domingo, 17, acontecem os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento.

Devido ao grande número de embarcações, os velejadores serão divididos em flotilhas, amarela e azul, para velejar uma série classificatório. Após os primeiros dias, os 50% melhores classificados competem na flotilha ouro, que define o campeão, e os demais na flotilha prata.

É importante ressaltar que a realização das regatas depende das condições climáticas e que o cronograma é sujeito a alteração.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    R$ 195 mil ao ano: conheça a oportunidade de trabalho na ilha mais remota do Reino Unido

    Vaga inclui conviver com mais ovelhas do que pessoas na Ilha de Bardsey, em total conexão com a natureza e longe, inclusive, da iluminação artificial

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia

    Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

    Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro