Regatas na Alemanha
Os quatro brasileiros no City Grand Slam de Hamburgo, na Alemanha, obtiveram bons resultados nas duas regatas desta quarta-feira, 4, no Lago de Alster pela Star Sailors League (SSL). Bruno Prada e o norte-americano Augie Diaz somaram terceiro e sétimo Lugares. A dupla Francisco Siemsen e Arthur Lopes (Tutu) conquistou segunda e oitava colocações, enquanto Torben Grael, ao lado do italiano Stefano Lillia, recebeu bandeira preta por queimar a largada, mas se recuperou com um quinto lugar na segunda prova.
Concluídas cinco regatas, a liderança é dos poloneses Kuznierewicz e Zycki, com 4,5 pontos perdidos, apenas meio ponto de vantagem sobre Melleby e Revkin, da Noruega. Lawrence e Coleman (EUA) estão em terceiro com sete pontos. Szabo (EUA) e Ducommun (SUI) foram os únicos a vencer duas regatas do dia. Resta apenas uma prova para o encerramento da primeira fase, que selecionará 30 das 90 tripulações para mais cinco regatas na segunda fase. O descarte do pior resultado passou a ser considerado a partir da quarta prova. Os pontos da primeira fase serão levados para a segunda e zeram nas quartas de final, com regatas eliminatórias.
“As duas regatas de hoje (quarta) foram muito difíceis porque não havia pressão do vento para segurar os barcos de forma mais consistente no rumo correto. Ontem com o vento mais forte a prova foi mais desgastante, mas nosso desempenho foi superior. O importante agora é passar de fase”, avaliou o cubano naturalizado americano, Augie Diaz, timoneiro do barco de Bruno, com 15 pontos perdidos, já descartado um oitavo lugar. A dupla ocupa a nona colocação geral. Com previsão de mais um dia de vento fraco, haverá apenas uma regata para cada flotilha nesta quinta (5), complementando a primeira fase, a partir de meio-dia (7h00 de Brasília).
Torben e Stefano também permanecem em condição segura, com o 11º lugar. “O entrosamento melhorou de ontem para hoje (quarta), mas com o Torben não tem jeito. Ele grita comigo o tempo todo, de qualquer maneira”, consolou-se o proeiro italiano Stefano. O ganhador de cinco medalhas olímpicas reagiu de forma positiva diante da bandeira preta. “Pelo menos agora já temos alguma coisa para descartar”, resignou-se Torben. “Está tudo dentro do previsto. O negócio é mudar de fase e seguir em frente”.
Os estreantes da SSL, Francisco e Arthur souberam o que fazer no Lago Alster e estão surpresos com o rendimento além das próprias expectativas. “Largamos bem nas duas regatas e percebemos que evoluímos em relação ao primeiro dia porque estamos um pouco mais familiarizados a bordo. As manobras estão saindo de forma mais automática e já adquirimos algum conhecimento da raia”, relatou Arthur. Conhecida como Chico e Tutu, a dupla brasileira aparece em 14º lugar e terá de manter a regularidade para seguir entre as 30 mais bem colocadas.
A forma de disputa da SSL é garantia de emoção. Na primeira fase os 90 barcos estão divididos em flotilhas amarela, azul e vermelha, com previsão de seis regatas para cada grupo. Os 30 mais bem classificados seguem para a segunda fase, na sexta-feira (6), com mais cinco regatas. Os dez primeiros avançam para três regatas eliminatórias: quartas de final, semifinal e final, com oito, seis e quatro barcos, respectivamente, sendo que o vencedor da segunda fase vai direto para a final, enquanto o segundo colocado se garante na semifinal. As regatas decisivas estão previstas para sábado (7/5). A premiação geral é de 100 mil dólares.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Lançada no 2º semestre de 2024, embarcação chega como uma complementação da Schaefer V33, lancha brasileira mais vendida nos EUA
“Fórmula 1” da vela atracará pela primeira vez na América Latina nos dias 3 e 4 de maio; Martine Grael comanda equipe brasileira
Flagra aconteceu numa praia na cidade de Perth, na Austrália; o animal é considerado raro pelas autoridades e sobreviveu
Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição
Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto