43ª edição

Por: Redação -
30/06/2016
DCIM100MEDIADJI_0023.JPG

A equipe do Itajaí Sailing Team – time de vela que representa a cidade em competições oficiais – tem a meta de ficar entre os primeiros colocados da 43ª edição da Semana de Vela de Ilhabela, maior desafio do time em 2016, entre os dias 1º e 9 de julho. A equipe itajaiense vai disputar o campeonato na classe IRC. A equipe terá nomes importantes no cenário da modalidade como Marcelo Gusmão Reitz, sob o comando técnico de André ‘Bochecha’ Fonseca, que disputou a última edição da Volvo Ocean Race como único tripulante brasileiro.

A competição deve reunir 150 barcos de 13 classes diferentes no litoral norte paulista. A regata é a consagração da vela brasileira de oceano, mas a sua fórmula fundamental é colocar em um mesmo evento desde a elite da vela até os competidores de fim de semana, permitindo que ídolos e fãs participem juntos, divirtam-se e troquem experiências. A Semana de Vela de Ilhabela também estará abrigando o 3ª Campeonato Brasileiro da Categoria IRC.

De acordo com Alexandre dos Santos, idealizador do projeto Itajaí Sailing Team, a expectativa é chegar ao final da semana entre os melhores do Brasil. “Sabemos que lá estarão alguns velejadores de categoria olímpica, mas o time itajaiense vem treinando desde o começo do ano para alcançar um bom resultado”, destaca Alexandre.

Desde que adquiriu um veleiro modelo Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano, o time está participando de competições em nível nacional na categoria IRC. A categoria é uma regra de classificação que permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado e área de vela.

O corretor de tempo resultante, o chamado “TCC”, é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada veleiro é multiplicado pelo seu TCC, resultando no tempo corrigido. O barco com o menor tempo corrigido é o vencedor da regata.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico