Projetos náuticos

Por: Redação -
19/09/2016

A Acatmar firmou parceria com a Acibig (Associação Comercial e Industrial de Biguaçu) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Local (CDL) para soluções que “destravem” o projeto da orla marítima de Biguaçu e desenvolvam o turismo náutico no município. Depois de algumas reuniões entre os empresários e representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal, as entidades entregaram ao prefeito Ramon Wollinger, na última semana, dois anteprojetos de lei criando o Fundo Municipal e o Conselho Municipal de Turismo.

A Presidente da Acibig, Sandra Molinaro, disse que “o turismo náutico traz desenvolvimento econômico para o município e é isso que a entidade pretende, colaborando para que novas empresas se instalem em Biguaçu, gerando emprego e renda”. Para Leandro Mané Ferrari, presidente da Acatmar, Biguaçu tem enorme vocação pela peculiaridade de sua orla. “O município tem um rio navegável que contempla cachoeiras e um balneário belíssimo. É rico na gastronomia, com restaurantes à beira mar, e não pode ficar para trás quando o assunto é o setor náutico”, afirma.

Várias cidades, como Tijucas, Blumenau e Araquari estão ganhando corpo por meio de ações do poder público e da iniciativa privada. “São municípios que têm trabalhado isso e estão avançando. Biguaçu já possui várias marinas de qualidade e não pode ficar parada esperando. O crescimento deve vir imediatamente”, salienta Ferrari, completando que “tudo está travado devido à não regulamentação da lei que institui o Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro” – aprovado na Câmara de Vereadores há oito anos.

Segundo o empresário Luiz Lunardelli, da Marina 3 Mares, enquanto essa lei não for regulamentada, o município fica sem  receber novos empreendimentos náuticos. Ele ainda lembra que, após regulamentar a legislação municipal, será preciso fazer os estudos da orla de Biguaçu, e isso tem um custo elevado. No entanto, afirma que há interessados na iniciativa privada que custeariam o projeto por meio de doação dos recursos ao município. “Cria-se para este fim um fundo municipal para o turismo com total empenho e comprometimento dos governantes e dos empresários”.

Ao receber a proposta,  o prefeito Wollinger assumiu o compromisso de encaminhar imediatamente o projeto para apreciação da Câmara Municipal, ponderando que a iniciativa da Acatmar e Acibig é muito importante para a retomada do planejamento turístico no município. Além dos presidentes das entidades e do prefeito municipal, a entrega da proposta de criação do Fundo e do Conselho Municipal de Turismo de Biguaçu também contou com a presença dos secretários municipais Pedro Cardoso (Turismo), Matheus Hoffmann Machado (Planejamento), Yan Riedel (Desenvolvimento Econômico) e  Andreia Felipe (Meio Ambiente).

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No Rio, Solara 500 Fly impressiona com acabamento e navegabilidade

    Maior barco do estaleiro no salão carioca disputou as atenções com a Boat House, outro destaque da empresa

    Estofamento que imita tecido é sensação da Agroquímica no Rio Boat Show

    Opções da empresa, dona da tradicional marca Kelson’s, também podem ser aplicadas nas paredes de barcos e em áreas externas residenciais

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti