Três marinas e seis praias ganham selo ecológico Bandeira Azul

Por: Redação -
04/10/2016

Em reunião realizada em Copenhagen (Dinamarca), o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul avaliou as candidaturas a Bandeira Azul para os países do Hemisfério Sul. Nesta ocasião todos os nove inscritos do Brasil foram aprovados para a temporada Bandeira Azul 2016/2017.

Este ano se inscreveram seis praias e três marinas. Dentre os candidatos inscritos são seis renovações e três novas candidaturas que terão a sua primeira temporada iniciando em novembro.

Os candidatos que tiveram sua renovação aprovada foram: a Praia do Tombo, no Guarujá (SP); a Prainha, no Rio de Janeiro (RJ); a Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos (SC), e a Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), além da Marinas Costabella, em Angra dos Reis (RJ), e da Marinas Nacionais, no Guarujá (SP).

A Praia de Ponta de Nossa Senhora, em Salvador (BA), a Praia Grande, em Governador Celso Ramos (SC), e o Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis (SC) terão neste ano a sua primeira temporada.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede.

As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios distribuídos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental. Para ser certificada a praia/marina candidata deve passar por três instâncias de avaliação, inicialmente pelo operador Nacional do Programa que encaminha as informações ao Júri Nacional e finalmente pelo Júri Internacional que tem a palavra final sobre a certificação.

Foto Divulgação

 

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos

    Linha 2024 do jet FX Cruiser HO é destaque da Yamaha no Rio Boat Show

    Além do modelo, a marca atraca no salão com o aclamado Superjet e cinco motores de popa, dos 25 aos 300 hp

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 6º dia de Rio Boat Show 2024

    Com celebridade e nomes do mundo náutico, espaço vip recebeu visitas ilustres na 25ª edição do evento

    Boat Show em festa: Barcos dos principais estaleiros desfilam pela Marina da Glória

    Tradicional Desfile de Barcos chegou à 7ª edição colorindo, novamente, as águas da Baía de Guanabara com luzes e animação