Fotógrafa brasileira lança livro sobre suas experiências em alto-mar

Por: Redação -
21/02/2019

“Ainda molhada da água do mar, e da minha própria urina, sentindo sede, fome e muito calor, repito para mim mesma: ‘Aguenta firme. Vai dar tudo certo.’”. Esse é só um trecho do relato de vida da ativista Barbara Veiga em seu livro Sete Anos em Sete Mares.

O livro, da Editora Seoman, será lançado no dia 19 de março, a partir das 19h, na Livraria da Vila, na Vila Madalena, em São Paulo; e no dia 25 de março, a partir das 19h, na Livraria Argumento, no Leblon, no Rio de Janeiro.

A brasileira, que já fez parte do Greenpeace e da Sea Shepherd, sempre foi apaixonada pela natureza e pela biodiversidade – sobretudo a marinha – que nosso planeta possui. E foi esse amor que a motivou a dedicar sua vida a salvar a natureza.

“Preocupada com o futuro das florestas, oceanos e espécies ameaçadas, senti que era o momento de encarar essa transformação radical em minha vida. Não temos um Planeta “B”, então acho que foi a decisão mais sensata a ser feita“, afirma Barbara Veiga.

Barbara divide com o leitor situações como o encontro com piratas reais no Golfo de Áden (região do mar que separa Somália e Iêmen), sabotagem a navios de pesca ilegais, destruição de fazendas de atum, a luta contra o desmatamento da Amazônia e tantas outras missões de quem escolheu combater a exploração das riquezas naturais ao redor do planeta.

Foi presa no Brasil duas vezes e uma no exterior numa solitária, o embate com a polícia e autoridades locais foram quase sempre inevitáveis. Através de seu livro, Barbara quer mostrar porque escolheu dedicar sua vida a investigar e documentar tantos crimes ambientais.

LEIA TAMBÉM
>>Ingressos para o Rio Boat Show já estão à venda
>>Projeto do maior megaiate particular do mundo prevê cassino e galeria de arte
>>Novo iate de 27 metros da Azimut Yachts será fabricado no Brasil

“Sete Anos em Sete Mares fala sobre aprendizados, dificuldades, dúvidas, luta e muito amor. Desejo mostrar a urgência que o tema pede. O importante é cada um, à sua maneira, agir em prol de todas as formas de vida existentes na Terra“, relata Barbara.

Sete Anos em Sete Mares é escrito como se fosse um diário de bordo. A autora descreve sua rotina em alto-mar, os desafios que ativistas enfrentam quando desafiam o sistema e traz à luz os impactos ambientais que são gerados quando o meio ambiente é posto em segundo plano.

Com uma linguagem intimista, Barbara mostra a realidade de quem escolheu defender o planeta, disposta a abrir mão de conforto ou mesmo de arriscar a própria vida caso preciso for.

Barbara Veiga é fotógrafa documentarista com experiência de atuação em mais de 80 países. Uniu o jornalismo à fotografia e posteriormente ao audiovisual em parceria com organizações mundiais como Greenpreace, Sea Shepherd, Amazon Watch e Avaaz.

Fez, pela Rede Globo, uma série de videorreportagens para o Fantástico, além de ter seus registros publicados em veículos como o site da BBC, matérias pelo The Guardian, The Los Angeles Times, The Australian e Vanity Fair.

Através da fotografia foi premiada pela National Geographic pelo trabalho “Pelo Homem, Pela Natureza”, exposto em Paris, no Jardin des Plantes (2011), além de Cannes, neste mesmo ano, durante o Festival de Cinema.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Série "A Europa Como Você Nunca Viu" ganha nova temporada no Canal Náutica

    Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses

    Rebocador de 1961 foi transformado em iate de luxo e vendido por mais de R$ 7,5 milhões

    Embarcação reformada do estaleiro italiano Solimano une robutez e potência ao charme e sofisticação de barcos luxuosos

    Com sucesso da 1ª edição, NÁUTICA Talks volta ao Rio Boat Show em 2025

    Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio

    Kitesurfista Bruno Lobo salva jovem de afogamento em São Luís; assista

    Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar

    Novo estudo revela espécie de baleia que pode viver até 150 anos

    Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos