Breno Chvaicer, do HPE 25 Ginga, conquista uma sequência incrível de títulos em Ilhabela

20/07/2019

Terminada a última regata da Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019, enquanto todas as atenções se concentravam no supercampeão (12 vezes) da competição, Eduardo Souza Ramos (seu Krisna Pajero conquistou o título na ORC A, a classe de maior visibilidade), em outra classe, a HPE 25, o Ginga confirmava sua fama de imbatível.

Comandado pelo paulistano Breno Chvaicer, de 72 anos, o veleiro sagrou-se hexacampeão de sua classe, provando, mais uma vez, que é capaz de velejar e vencer em quaisquer condições de vento e mar. Especialmente em Ilhabela.

Os segredos para chegar na frente? O comandante do barco não hesita em revelar: 1) O quarteto de velejadores conhece muito bem a raia; 2) A tripulação, com exceção do comandante, é toda caiçara: José Vicente Monteiro, Ronyon Silva e Gabriel Silva; 3) O entrosamento da tripulação; os quatro velejam juntos desde 2014.

“Além disso, o que pesou para a nossa vitória foi a regularidade. Ganhamos apenas duas das seis regatas. Mas, em compensação, fizemos três segundos lugares e um terceiro”, avalia o comandante do Ginga, que (fator importante) faz questão de prestigiar o pessoal da ilha. “Eles têm um bom preparo e muito prática. Para se manterem ativos, dei um Snipe para cada um. Com isso, eles podem se manter em forma”, diz.

Quanto ao sua opção pela HPE, ele diz que é uma classe bastante equilibrada, e por isso muito interessante. “A gente pode correr sem se preocupar com rating. Chegou na frente ganhou”, lembra. No caso do Ginga, seis vezes apenas na Semana de Vela de Ilhabela, sendo quatro vitórias seguidas: 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019. Isso é o que se pode chamar de papa-títulos!

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio

    Com “salva-vidas” de óculos, JF Sun levou acessórios ideais para o público náutico ao Rio Boat Show

    Comemorando 30 anos de existência, a marca contou com lentes polarizadas, cordinhas flutuantes e acessórios para prática de esportes náuticos

    Destaque da Danimar no Boat Show, scooter aquática alcança 40 metros de profundidade

    Além do Seabob, empresa levou sete opções de veículos off road da Segway ao salão náutico carioca

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca