Bandeira Azul da praia do Peró, em Cabo Frio, poderá ficar hasteada durante todo o ano de 2021

Por: Redação -
29/04/2020

Com a temporada 2019/2020 reduzida por causa da pandemia da Covid-19, a Bandeira Azul do Peró poderá ficar hasteada durante todo o ano de 2021 e não somente no período de verão.  A informação foi dada pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira, depois de solicitar a renovação anual do certificado internacional de qualidade à coordenação nacional do projeto. Isso só foi possível depois de feitas as 20 medições que atestaram a qualidade da água da Praia do Peró, que está interditada por causa da pandemia.

A Bandeira Azul foi arriada antes do tempo, em meados de março, quando começou a quarentena recomendada pelo Ministério da Saúde. Desde então, o acesso à praia foi fechado e os quiosques foram orientados a encerrar as atividades até a nova orientação da secretaria municipal de Saúde. A orla do Peró está liberada apenas para acesso de moradores. A bandeira ficaria hasteada até abril.

“Fizemos 20 coletas de água e agora vamos reivindicar a temporada longa, de 12 meses. Neste ano, a Bandeira Azul não voltará a ser hasteada, mas o controle da área continua”, garantiu Mário Flávio.

LEIA TAMBÉM
>> Conheça a regata volta ao mundo em que os competidores fazem o próprio veleiro
>> NHD Boats se prepara para lançar lancha de 34 pés com abertura lateral dupla
>> Novo catamarã de pesca de 35 pés da catarinense SEC Boats estreia na água

Após o pedido de renovação do selo, a coordenação nacional do projeto vai marcar a vistoria da praia para verificar se as exigências que garantem a qualidade no trecho certificado (área urbana) estão sendo cumpridas. O relatório é encaminhado ao júri nacional, do qual faz parte, entre outros, o Ministério do Turismo. Depois, a candidatura é levada ao júri internacional, que se reúne em Copenhague, capital da Dinamarca.

“Se tudo correr bem, como previsto, a Bandeira Azul será novamente hasteada em novembro ou dezembro deste ano e ficará tremulando durante um ano”,  previu o secretário.

Por causa da pandemia, a reunião anual dos Amigos do Peró, prevista para o início deste mês, foi adiada e só será realizada após a liberação da praia aos banhistas. O movimento, que defende a preservação da praia, das Conchas ao Pontal, luta pela revitalização urbanística da orla (projeto pronto); saneamento básico, com esgotamento sanitário do bairro; ordenamento do espaço público; novo acesso ao Peró; e, segurança.

“A manutenção do ornamento é fundamental no período sem a Bandeira Azul. Milhares de turistas adiaram suas reservas nos hotéis e hostels para o segundo semestre do ano. Há uma expectativa de fortalecimento do turismo regional (destinos nacionais) após a pandemia”, previu o hoteleiro Roberto Saci, os Amigos do Peró.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico