Primeiro museu subaquático do hemisfério sul é inaugurado na Grande Barreira de Corais, na Austrália


O Museu de Arte Subaquática (MOUA), na Grande Barreira de Corais da Austrália, nas águas da costa de Townville, em Queensland, foi oficialmente inaugurado. As peças são obra do escultor e ambientalista Jason DeCaires Taylor, que pretende com este trabalho lançar o debate público sobre as políticas ambientais, sobre os riscos do aumento gradual da temperatura da água nos oceanos, a poluição e a ameaça aos ecossistemas, destacando uma das maiores maravilhas naturais do mundo: a grande barreira de corais.


A inauguração estava prevista para abril deste ano, mas a crise causada pela pandemia do coronavírus atrasou a sua abertura oficial. Este é o primeiro e único museu subaquático do Hemisfério Sul. Na vizinha Espanha, pode-se encontrar um museu com essas características em Lanzarote, com obras de Jason Decaires Taylor, que se tornou um verdadeiro especialista na matéria. O artista tem outros trabalhos subaquáticos em Cancun (México).


A única peça vísivel será a “Ocean Siren”, uma escultura movida a energia solar de uma jovem indígena que muda de cor como um sinal de alerta para o aquecimento global, usando dados sobre a temperatura da água provenientes do Instituto Australiano de Ciências Marinhas, alertando simultaneamente os navios e mergulhadores sobre a presença daquele museu. Sob as águas estão as obras de arte, um conjunto de vinte esculturas que se encherão de corais ao longo do tempo para atrair nova vida marinha à grande barreira.


“O nosso objetivo é criar uma atração de arte global que conte as histórias da terra, das pessoas e do meio ambiente e que ofereça um benefício significativo para a economia local”, diz a página do museu.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Pyxis Ocean opera com velas rígidas de 37,5 metros desde 2023; tecnologia ajudou cargueiro de 229 metros a reduzir consumo durante viagens comerciais
Conhecida como "yacht standard", a moda faz com que embarcações funcionem como extensões imobiliárias de luxo; evento vai de 24 a 29 de setembro
Competição chegou à 6ª edição em Fortaleza e serviu como preparação para o Mundial de Vela 2027, etapa classificatória para os Jogos Olímpicos 2028
Modelo do estaleiro italiano Riva, o 3º da marca sob posse do piloto, segue um visual clássico que alia materiais como madeira e couro
Empresário, natural do distrito de Leiria, em Portugal, fundou a empresa ao lado da esposa Yolanda Cristina




