Lancha movida a eletricidade e hidrogênio será apresentada em Cannes

Por: Redação -
10/08/2020

Inscreva-se no nosso TWITTER e veja a série dicas náuticas diariamente.

A Energy Observer Developments (EODev), com sede em Paris, lançará o que afirma ser o primeiro barco de produção de eletro-hidrogênio no Cannes Yachting Festival no próximo mês, desenvolvido em conjunto com a Hynova Yachts e apresentando a célula de combustível de hidrogênio da empresa.

A EODev é subsidiária da Energy Observer e trabalha com energias renováveis, lançando o primeiro iate de volta ao mundo movido a hidrogênio em 2017. O REXH2 (Range Extender Hydrogen) é construído em torno da célula de combustível de última geração da Toyota com propulsão e operação de sistemas de placa usando hidrogênio.

A eletricidade produzida pela célula a combustível REXH2 é utilizada diretamente para fornecer energia para a cadeia de propulsão do barco por meio de um motor elétrico e também é armazenada em baterias que podem ser disponibilizadas para sistemas de propulsão e de bordo, conforme necessário. O projeto representa a primeira vez que a EODev trabalhou com outro construtor para integrar sua solução de propulsão REXH2.

LEIA TAMBÉM

>> Catamarã francês Energy Observer é equipado com 130 m² de painéis fotovoltaicos
>> Primeiro barco do mundo movido a hidrogênio acaba de completar a travessia do Atlântico
>> Barco que produz combustível a partir da água do mar passará por 50 países

O novo Hynova 40 é projetado por Chloé Zaied, fundadora e diretora-gerente da Hynova Yachts, também com sede na França. O barco pode levar 12 passageiros e ser usado como um barco diurno ou de apoio. Além dos benefícios ambientais, sem emissões ou poluição sonora, o tamanho reduzido de um REXH2 significa menor peso e reabastecimento rápido. A falta de peças móveis na célula a combustível simplifica a manutenção, permitindo pelo menos 10 mil horas de uso contínuo.

Jérémie Lagarrigue, diretor geral da EODev comentou “toda a equipe fez um trabalho maravilhoso, não só para projetar este barco, mas também para trazer todos os parceiros a bordo para este desafio. Este protótipo e seu REXH2 são os precursores da navegação de recreio de amanhã, abrindo caminho para que o mundo dos iates se torne um dos principais atores na transição energética, para que a mobilidade marítima esteja em harmonia com o meio marinho”.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio