Casal britânico processa estaleiro dinamarquês por mau cheiro em seu veleiro. Entenda

Por: Redação -
17/11/2020
X-Yachts, modelo X4.3 - Imagem: X-Yachts

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O veleiro X4.3, batizado de “Silver X”, vem causando dores de cabeça a um casal londrino que o adquiriu em 2017. David Huber e sua namorada Elena Lieskovska, gastaram 500 mil libras, mas alegam que a nova aquisição está tomada de defeitos: um leme oscilante e forte cheiro de enxofre vindo da torneira da cozinha.

Segundo o jornal inglês Daily Mail, o casal já levou o caso para o Supremo Tribunal de Londres e está processando o estaleiro X-Yachts, da Dinamarca. Agora, eles exigem seu dinheiro de volta mais uma indenização.

Sobre os defeitos, o relatório de um especialista e dos advogados do casal apontam que o problema veio desde a construção do iate. As águas do estuário de Haderslev, situado ao lado do estaleiro dinamarquês, estavam contaminadas com sulfeto de hidrogênio, formado a partir de atividades bacterianas, e fizeram com que os sistemas de água do Silver X se contaminassem.

Interior do iate, modelo X4.3 – Imagem: INautia

Leia também 

>> NÁUTICA transmitirá ao vivo o São Paulo Boat Show 2020 em um moderno estúdio flutuante

>> São Paulo Boat Show 2020 sorteará foil elétrico. Saiba como participar

>> Confira o guia completo de atrações do São Paulo Boat Show 2020

Além disso, em 2018, Huber navegava a favor do vento quando observou problemas com o leme. Segundo Kokelaar, um dos advogados do casal, “o leme foi danificado antes de ser instalado, não se encaixa bem nos rolamentos e gera uma inclinação extrema, o que o torna inadequado para navegar”.

Visto todos esses problemas, que “tiram o prazer de navegar” do casal, eles não desejam apenas serem ressarcidos do valor total da embarcação (500 mil libras), mas esperam, ainda, receber alguma quantia por danos morais. No entanto, a X-Yachts nega que o iate foi entregue diferente de como estava no contrato. A briga agora é judicial e, a princípio, será julgada ainda neste ano.

Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio