Superiate italiano alia elegância, tecnologia e se destaca por casco dourado
O Dynamic GTT 135, superiate de 41 metros batizado de Stefania, do estaleiro Dynamic, foi lançado em Massa, na Toscana, nessa última semana. Ele foi construído totalmente em alumínio e ganhou pintura dourada, que certamente chama atenção em meio às outras embarcações. O design exterior é da Dobroserdov Design, que explica que “Stefania é a evolução do nosso conceito Gran Turismo Transatlantic, totalmente em alumínio, que começou com o Jetsetter de 39 metros. A diferença é que o design e a engenharia foram desenvolvidos ao máximo”. O design interior, por sua vez, foi todo planejado por Giuseppina Arena, com sede em Miami.
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O Stefania atende a um requisito que era solicitado pelos idealizadores de projetos: o de cruzadores de rápido deslocamento oceânico, cuidadosamente projetados, porém fáceis de encomendar ou personalizar. Ele foi construído com a colaboração entre Dynamiq, Van Oossanem Naval Architects e colaboradores/consultores internacionais da marca. O intuito era evoluir ao máximo em soluções para aumentar o conforto, habitabilidade e operação da embarcação.
O formato de casco de visa oferecer resistência e consumo de combustível menores. Além de tudo, uma das prioridades era a necessidade de níveis baixos de ruído e vibração, para o proprietário. Desta forma, foi firmada mais uma parceria: essa vez com a Rubber Design, uma empresa holandesa especializada na tecnologia antivibração para instalações de eixos de hélice em iates. No GTT 135, o equipamento instalado foi o Sistema de Compensação de Torque, que reduz o ruído da estrutura em mais de 25 decibéis. A unidade de controle TCS funciona ajustando as pressões da mola de ar para manter a caixa de engrenagens do motor em uma posição neutra e reduzir as forças de excitação transmitidas para a estrutura do casco. Quanto à redução de ruído no escapamento do motor, foram instalados silenciadores de 2,8 metros, que atenuam o ruído em mais de 40%.
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Em suma, o Stefania é recheado de inovações tecnológicas. No design, foram instaladas aletas curvas para gerar mais força líquida vertical. Na termodinâmica, foi instalado um sistema HVAC mais eficiente, que permite aos manipuladores de ar trabalharem a uma temperatura muito baixa, fornecendo melhor desumidificação, menor condensação e o menor consumo de energia. No combate aos incêndios, um equipamento aerossol que utiliza pós secos não condutores também foi instalado.
Outra peculiaridade é a presença da garagem à proa para armazenamento de jets e barcos menores — o mais longe possível da área de hóspedes. O GTT 135 possui motores MAN V12 1650, acomoda 11 pessoas em 5 camarotes, além dos 6 tripulantes.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
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