Anti-incrustante da JRG Corp promete melhorar a eficiência do casco e reduzir consumo de combustível

Batizado de Propspeed, produto foi apresentado no São Paulo Boat Show 2024, que terminou nesta terça-feira (24)

25/09/2024
Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Com sede em Itajaí e escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, o JRG Corp entrou no mercado náutico há pouco mais de dez anos trazendo da Nova Zelândia para o Brasil um produto que logo se provou muito relevante para o mercado, mas que poucos conheciam até então: o Propspeed.

Anti-incrustante indicado para grandes embarcações abaixo da linha d’água, o produto é revolucionário. Em primeiro lugar, porque melhora a eficiência do casco, a partir da redução da incidência de cracas. Depois, porque, ao melhorar o rendimento do casco, promove uma redução no consumo de combustível.

 

Hoje, o Propspeed faz parte do arsenal de proteção de grandes estaleiros no país, usado em toda parte de propulsão (hélices, pé-de-galinha, etc.) e nos lifts de plataformas de popa. Com o crescimento dos negócios, a empresa, comandada por Januário Gagliardi, se transformou em uma trading company, e começou a importar outros produtos, todos complementares.

Foto: Revista Náutica

Da norte-americana ARMUS Marine, por exemplo, trouxe o Hull Pro, resina epóxi com silicone, que oferece proteção de casco e ajuda na eficiência da navegação. Foi outra grande inovação no mercado brasileiro. “Em um teste de mar, uma embarcação de 60 pés ganhou 2 nós de velocidade em relação ao desempenho anterior, sem o uso do produto”, garante Gustavo Mauro, diretor de marketing da empresa.

 

Para o São Paulo Boat Show 2024, o JRG Corp reservou outro lançamento, este imporado da Holanda: o Sonic Shield, um sistema ultrassônico para evitar incrustações no casco do barco.


“Fixado na parte interna do casco, esse aparelho produz vibrações ultrassônicas que não deixam as cracas aderirem ao casco”, explica Vitor Azevedo, gerente comercial do grupo. A solução, de acordo com ele, é sustentável e não tóxica, já que não usa produtos químicos ou metais pesados.

São Paulo Boat Show 2024

Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reuniu, neste ano, mais de 170 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Nesta 27ª edição, os visitantes ainda puderam participar do sorteio de uma lancha Focker 188 Joy, equipada com motor Yamaha.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. O público ainda confere motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como resorts e helicópteros — expostos no Espaço dos Desejos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Com 2º lugar em Los Angeles, Brasil garante sua melhor regata do SailGP

    Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália

    Bicho-preguiça é resgatado à deriva no mar do Guarujá; veja o vídeo

    O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima

    Maior unidade de conservação do Brasil perdeu 80% dos corais por branqueamento

    Barreira que possui mais de 130 km de extensão e abriga milhares de espécies está sendo afetada pelo aquecimento global

    Veleiro que serviu na 2ª Guerra foi capturado, abandonado e agora comprado por R$ 5,7 milhões

    Embarcação chinesa de 1937 passou por uma grande reforma em 2002 e segue com os requintes de um clássico

    Animação 3D permite conferir detalhes de um naufrágio sueco datado de 1460

    Embarcação, tida como a mais antiga da região feita com a técnica carvel, pode fornecer informações sobre a transição naval medieval e moderna