Ao som de Vivaldi, violino gigante navega pelos canais de Veneza

17/01/2022

Um barco de madeira em forma de instrumento de cordas. Só podia ser coisa da cabeça de um artista. No caso, do escultor italiano Livio De Marchi, que batizou a embarcação que há cinco meses singra pelas águas de Veneza como “Violino di Noè”, ou, em bom português, Violino de Noé.

 

“Assim como Noé colocou os animais a bordo da Arca para salvá-los, divulgaremos a arte através da música deste violino”, disse De Marchi, explicando o significado da obra.

 

Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

O que torna a embarcação ainda mais interessante é que a bordo dela navegam músicos de uma orquestra tocando músicas de Vivaldi, o genial autor do concerto “As Quatro Estações”, que nasceu em Veneza, em 1678.

O barco de madeira tem 12,5 m de comprimento e foi parcialmente feito à mão pelo próprio escultor, a começar pela “voluta”, que é a ponta do braço do violino (que além de uma função prática tem finalidade estética, com espirais que garantem a sua beleza clássica).

 

“É o símbolo do renascimento de Veneza, e vai espalhar ao mundo o que é mais caro para a cidade: arte, cultura e música, com as notas de Vivaldi para encher a atmosfera dos canais”, disse Roberto Paladini, diretor da CNA (Associação Veneziana de Artesãos), que apoiou De Marchi na execução da obra, assim como o consórcio Venezia Sviluppo, que  disponibilizou o material, a tecnologia, os guindastes e a praça na área do antigo estaleiro Lucchese, em Giudecca.

“A cultura vai salvar o mundo”, proclamou Livio De Marchi, sem esconder o entusiasmo, ao ver seu violino gigante navegando pelos canais de Veneza. Segundo o escultor, o barco poderá viajar por vários países carregando a mensagem de esperança, porque é feito de peças que podem ser soltas e transportadas separadamente. Quem sabe, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Fica a dica.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fotos inéditas do Titanic prometem revelar detalhes nunca vistos dos destroços

    Expedição ao naufrágio conta com dois robôs ultra tecnológicos, que farão imagens e mapeamentos 3D no fundo do oceano

    Brasília Boat Show terá presença da NX Boats com lancha de luxo assinada pela Pininfarina

    Modelo estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto; ingressos para o salão já estão disponíveis

    Lancha resistente a fuzil é o novo reforço da Polícia Militar do Paraná; conheça o barco

    Embarcação militar Aruanã 29-CM-P atuará junto à Patrulha Costeira no combate à criminalidade e segurança de 39 comunidades

    Rei e cerveja: conheça a pequena ilha que tem ‘monarca’ próprio e pub centenário

    Pertencente à Inglaterra, Ilha de Piel é habitada há pelo menos 3 mil anos e conta com um antigo castelo

    Olimpíadas de Paris: você sabia que o surfe não será disputado na França?

    Em decisão polêmica, Comite Olímpico escolheu outro país para sediar todas as baterias do esporte; entenda