Ao som de Vivaldi, violino gigante navega pelos canais de Veneza

17/01/2022

Um barco de madeira em forma de instrumento de cordas. Só podia ser coisa da cabeça de um artista. No caso, do escultor italiano Livio De Marchi, que batizou a embarcação que há cinco meses singra pelas águas de Veneza como “Violino di Noè”, ou, em bom português, Violino de Noé.

 

“Assim como Noé colocou os animais a bordo da Arca para salvá-los, divulgaremos a arte através da música deste violino”, disse De Marchi, explicando o significado da obra.

 

Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

O que torna a embarcação ainda mais interessante é que a bordo dela navegam músicos de uma orquestra tocando músicas de Vivaldi, o genial autor do concerto “As Quatro Estações”, que nasceu em Veneza, em 1678.

O barco de madeira tem 12,5 m de comprimento e foi parcialmente feito à mão pelo próprio escultor, a começar pela “voluta”, que é a ponta do braço do violino (que além de uma função prática tem finalidade estética, com espirais que garantem a sua beleza clássica).

 

“É o símbolo do renascimento de Veneza, e vai espalhar ao mundo o que é mais caro para a cidade: arte, cultura e música, com as notas de Vivaldi para encher a atmosfera dos canais”, disse Roberto Paladini, diretor da CNA (Associação Veneziana de Artesãos), que apoiou De Marchi na execução da obra, assim como o consórcio Venezia Sviluppo, que  disponibilizou o material, a tecnologia, os guindastes e a praça na área do antigo estaleiro Lucchese, em Giudecca.

“A cultura vai salvar o mundo”, proclamou Livio De Marchi, sem esconder o entusiasmo, ao ver seu violino gigante navegando pelos canais de Veneza. Segundo o escultor, o barco poderá viajar por vários países carregando a mensagem de esperança, porque é feito de peças que podem ser soltas e transportadas separadamente. Quem sabe, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Fica a dica.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Secretária de SP visita o JAQ H1 e reforça compromisso do estado com energia limpa

    Durante a COP30, Natália Resende, da Semil-SP, destacou o alinhamento entre o projeto movido a hidrogênio e as metas do estado

    Rui Costa prevê assinatura do projeto de lei do marco do hidrogênio "já na virada do ano"

    Em visita ao JAQ H1, ministro destacou o projeto como símbolo da inovação verde e reforçou papel do Brasil como líder global em energia limpa

    Eles buscavam vestígios do Endurance, mas encontraram "vizinhança" inusitada na Antártica

    Com um robô subaquático, pesquisadores se depararam com milhares de ninhos circulares padronizados de peixes-rocha

    "Hoje é um dia histórico": Ministro do Turismo do Brasil acompanha inauguração do JAQ H1

    Celso Sabino marcou presença no lançamento da revolucionária embarcação e rasgou elogios ao projeto, que estará exposto na COP30, em Belém (PA)

    Prefeito de Recife faz convite ao Grupo Náutica para futuras parcerias com a cidade

    João Campos esteve em Belém durante o lançamento do JAQ H1 neste domingo (9) e reconheceu a importância da iniciativa do empresário para o Brasil