Argentinos perseguem Crioula 52 na luta pelo título da principal classe em Ilhabela

Por: Redação -
28/07/2022
Foto: Acervo SIVI / Matias Capizzano

O barco argentino America del Sur, do Yacht Club Argentino, segue mantendo constância no desempenho e ficou na vice-liderança geral após três dias de disputas na classe ORC, a principal de Vela de Oceano, na 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

O evento é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, com patrocínio da Mitsubishi Motors.

Foto: Acervo SIVI / Matias Capizzano

O veleiro comandado por Pablo Maffei ficou em quarto e, na classificação geral, está em segundo lugar, com 15 pontos perdidos. A busca é por desafiar o moderno TP-52 da equipe do Crioula, que finalizou a regata de quarta-feira na segunda colocação e lidera no geral, com cinco pontos.

“Está muito bom pra gente. Nas regatas de terça-feira tivemos um probleminha de manobra na primeira, mas na segunda fomos bem melhor e terminamos em terceiro lugar. Estamos muito contentes com o desempenho”, afirmou Maffei.

“Em relação ao Crioula 52, vai ser difícil porque é um barco muito especial, muito veloz, muito bem velejado. Vamos ver, mas vai ficar difícil. O campeonato está bom, embora as condições do vento hoje estivessem fracas. Os prognósticos para os próximos dias é que fiquem mais fortes e isso é bom para nós, então, estamos otimistas”, disse o velejador.

VEJA TAMBÉM:
>> Aproveite 15% de desconto nos ingressos do São Paulo Boat Show

O terceiro dia de regatas da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou com falta de vento. Após uma hora e meia de espera no Canal de Sebastião, os barcos de deslocaram para o Norte de Ilhabela e iniciaram as disputas.

Na ORC, o Phoenix, um Botim 44 comandado por Eduardo Souza Ramos, foi o vencedor e está em quarto no geral. O veleiro King é o terceiro no geral e outro argentino, o Mistério, é o quinto.

Na classe C-30, foram realizadas duas regatas e o Loyalty 06 manteve a ponta com uma vitória e um terceiro lugar somando oito pontos, um a frente do Caballo Loco, de Mauro Dottori e com Robert Scheidt, que obteve desempenho semelhante no dia. O Kaikias fez dois segundo lugares e é o terceiro no geral logo atrás com dez pontos.

Foto: Acervo SIVI / Edu Grigaits / Balaio de Ideias

O equilíbrio marcou as duas primeiras regatas da Classe HPE 25. Com um primeiro lugar e um quarto, o barco Espetáculo lidera com cinco pontos, seguido do Three Musketeers, com seis (dois terceiros lugares). Segundo o comandante do Espetáculo, Luis Fernando Staub, as 11 embarcações estão nas mesmas condições e a disputa vai ser em altíssimo nível.

“Depois de vencermos a primeira regata, chegamos em quarto na segunda, apenas dois segundos do segundo colocado. Foi uma chegada bem disputada. Felizmente, a nossa estratégia funcionou no primeiro dia e terminamos na liderança. Com tamanho equilíbrio entre os barcos fica difícil fazer uma previsão sobre quem será o campeão”, avalia Luis Fernando, que tem na tripulação timoneiro Martin Lowy, o tático Nicolas Garcia e o proeiro Otávio Cardoso “Peixinho”.

O Espetáculo foi adquirido por Luis Fernando em julho de 2017 e participa pela quarta vez da Semana de Ilhabela.

Foto: Acervo SIVI / Edu Grigaits / Balaio de Ideias

Segundo colocado na HPE 25, o Three Musketeers conta em sua tripulação com a experiência do pentacampeão mundial nas classes Snipe e J24 e duas vezes medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, Maurício Santa Cruz, o “Santinha”.

“As regatas foram boas, embora os ventos tivessem fracos. Mesmo assim foi um começo bom de campeonato, com dois terceiros lugares. A flotilha está bem embolada, todo mundo velejando junto e a competição deve ser decidida no sábado último dia de regata. Com tanto equilíbrio, cada dia vai ser uma regata diferente, vai ter bastante briga, na sexta-feira começa a entrar mais vento e isso pode mexer um pouco na classificação”, avalia Santinha, que acabou de chegar da Itália onde disputou a J-70, mas que desde o início do ano faz parte da tripulação.

Na Bico de Proa, o Fantasia levou a melhor, mas o BL3 Mangalô, de Ilhabela, é o líder com seis pontos perdidos a frente do Blue Wind III. O Fantasia está em terceiro no geral.

A competição segue nesta quinta-feira com mais regatas e vai até sábado, 30. Confira a programação no site oficial do evento.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024