Argentinos perseguem Crioula 52 na luta pelo título da principal classe em Ilhabela

Por: Redação -
28/07/2022
Foto: Acervo SIVI / Matias Capizzano

O barco argentino America del Sur, do Yacht Club Argentino, segue mantendo constância no desempenho e ficou na vice-liderança geral após três dias de disputas na classe ORC, a principal de Vela de Oceano, na 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

O evento é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, com patrocínio da Mitsubishi Motors.

Foto: Acervo SIVI / Matias Capizzano

O veleiro comandado por Pablo Maffei ficou em quarto e, na classificação geral, está em segundo lugar, com 15 pontos perdidos. A busca é por desafiar o moderno TP-52 da equipe do Crioula, que finalizou a regata de quarta-feira na segunda colocação e lidera no geral, com cinco pontos.

“Está muito bom pra gente. Nas regatas de terça-feira tivemos um probleminha de manobra na primeira, mas na segunda fomos bem melhor e terminamos em terceiro lugar. Estamos muito contentes com o desempenho”, afirmou Maffei.

“Em relação ao Crioula 52, vai ser difícil porque é um barco muito especial, muito veloz, muito bem velejado. Vamos ver, mas vai ficar difícil. O campeonato está bom, embora as condições do vento hoje estivessem fracas. Os prognósticos para os próximos dias é que fiquem mais fortes e isso é bom para nós, então, estamos otimistas”, disse o velejador.

VEJA TAMBÉM:
>> Aproveite 15% de desconto nos ingressos do São Paulo Boat Show

O terceiro dia de regatas da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou com falta de vento. Após uma hora e meia de espera no Canal de Sebastião, os barcos de deslocaram para o Norte de Ilhabela e iniciaram as disputas.

Na ORC, o Phoenix, um Botim 44 comandado por Eduardo Souza Ramos, foi o vencedor e está em quarto no geral. O veleiro King é o terceiro no geral e outro argentino, o Mistério, é o quinto.

Na classe C-30, foram realizadas duas regatas e o Loyalty 06 manteve a ponta com uma vitória e um terceiro lugar somando oito pontos, um a frente do Caballo Loco, de Mauro Dottori e com Robert Scheidt, que obteve desempenho semelhante no dia. O Kaikias fez dois segundo lugares e é o terceiro no geral logo atrás com dez pontos.

Foto: Acervo SIVI / Edu Grigaits / Balaio de Ideias

O equilíbrio marcou as duas primeiras regatas da Classe HPE 25. Com um primeiro lugar e um quarto, o barco Espetáculo lidera com cinco pontos, seguido do Three Musketeers, com seis (dois terceiros lugares). Segundo o comandante do Espetáculo, Luis Fernando Staub, as 11 embarcações estão nas mesmas condições e a disputa vai ser em altíssimo nível.

“Depois de vencermos a primeira regata, chegamos em quarto na segunda, apenas dois segundos do segundo colocado. Foi uma chegada bem disputada. Felizmente, a nossa estratégia funcionou no primeiro dia e terminamos na liderança. Com tamanho equilíbrio entre os barcos fica difícil fazer uma previsão sobre quem será o campeão”, avalia Luis Fernando, que tem na tripulação timoneiro Martin Lowy, o tático Nicolas Garcia e o proeiro Otávio Cardoso “Peixinho”.

O Espetáculo foi adquirido por Luis Fernando em julho de 2017 e participa pela quarta vez da Semana de Ilhabela.

Foto: Acervo SIVI / Edu Grigaits / Balaio de Ideias

Segundo colocado na HPE 25, o Three Musketeers conta em sua tripulação com a experiência do pentacampeão mundial nas classes Snipe e J24 e duas vezes medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, Maurício Santa Cruz, o “Santinha”.

“As regatas foram boas, embora os ventos tivessem fracos. Mesmo assim foi um começo bom de campeonato, com dois terceiros lugares. A flotilha está bem embolada, todo mundo velejando junto e a competição deve ser decidida no sábado último dia de regata. Com tanto equilíbrio, cada dia vai ser uma regata diferente, vai ter bastante briga, na sexta-feira começa a entrar mais vento e isso pode mexer um pouco na classificação”, avalia Santinha, que acabou de chegar da Itália onde disputou a J-70, mas que desde o início do ano faz parte da tripulação.

Na Bico de Proa, o Fantasia levou a melhor, mas o BL3 Mangalô, de Ilhabela, é o líder com seis pontos perdidos a frente do Blue Wind III. O Fantasia está em terceiro no geral.

A competição segue nesta quinta-feira com mais regatas e vai até sábado, 30. Confira a programação no site oficial do evento.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Só embarcar e navegar: conheça o programa de compartilhamento de catamarãs Lagoon

    Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar

    Lanchas Focker atracam com nova loja da marca em Bauru (SP), nesta sexta-feira (13)

    Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort

    Com megafesta, NX Boats celebra 10 anos e revela meta ambiciosa para o futuro

    NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa

    Guia Lago de Itaipu faz raio-X e reúne atrações dos 16 destinos da região

    Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar

    Do mar para as ruas: conheça bicicleta feita de plástico retirado do oceano

    Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção