Vela em Ilhabela: Marcelo Ferreira retorna às competições após mais de uma década

Por: Redação -
27/07/2022
Foto: Acervo SIVI / Edu Grigaits / Balaio de Ideias

A época é de vela em Ilhabela e Marcelo Ferreira, um dos grandes nomes da modalidade no Brasil, está de volta às competições, após mais de uma década afastado.

Ele conquistou dois Ouros com Torben Grael na classe Star (em 1996, em Atlanta, e 2004, em Atenas) e ainda um Bronze (em Sydney, em 2000). Agora reedita a parceria ao lado de seu fiel escudeiro no barco Lady Lou (de 1969) na disputa dos Clássicos na 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

O evento é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, com patrocínio Mitsubishi Motores, e vai até o próximo sábado, dia 30.

VEJA TAMBÉM:
>> Aproveite 15% de desconto nos ingressos do São Paulo Boat Show

Mais de 10 anos sem competir

Marcelo Ferreira optou nos últimos anos por se dedicar à família e aos negócios, onde se divide entre Nova Friburgo e Saquarema, na região serrana e dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, trabalhando com piscicultura e frigorífico, e havia deixado de vez a vela há quatro anos.

A última vez que Marcelo esteve na capital brasileira da vela foi em 2005, nos preparativos do barco Brasil 1, que terminou em terceiro lugar na regata The Ocean Race, a Volta ao Mundo.

Marcelo Ferreira no pier do Yacht Club de Ilhabela (Foto: Acervo SIVI / Fred Hoffmann

“Vim aqui pelo convite do amigo Torben, ele resgatou uma galera das antigas da nossa época de velejar de Laser pelo clube (Rio Yacht Sailing), então foi um convite que aceitei com muito prazer. Estar revendo todos os amigos, a família da vela, é um prazer”, disse Marcelo, que tem no currículo mais dois títulos mundiais.

Apesar da disputa dos Clássicos ser mais leve e mais uma confraternização com os amigos, está no DNA dos bicampeões olímpicos vencer.

“Vamos levar a resenha, mas à sério. A competição está no sangue da galera, mas também a fase do estresse da pressão já passou. Nós estamos praticamente aposentados, mas a competição é dura, estamos todos dando o nosso máximo a cada manobra, errar o mínimo. É velejar, aproveitar a regata e esses dias lindos aqui”, completou Marcelo.

Foto: Acervo SIVI / Edu Grigaits / Balaio de Ideias

Grandes nomes da vela competindo em Ilhabela

Além de Torben e Marcelo, a 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem na raia outros dois bicampeões olímpicos, como Robert Scheidt (barco Caballo Loco, classe C-30) e Martine Grael (Danadão, na ORC), e os medalhistas de Bronze, Lars Grael e Clínio de Freitas (ambos no Argos, da ORC).

O pentacampeão mundial e bicampeão pan-americano Maurício Santa Cruz está no Three Musketeers, na HPE-25. Campeão Mundial de Optmist, Alex Kuhl navega com o Phoenix. Outros velejadores olímpicos presentes são Samuel Albrecht, Gabriela Nicolino, Henrique Haddad — o “Gigante”, Jorge Zarif e André Fonseca — o “Bochecha”, e Marco Grael. O argentino Martin Billoch também correu os Jogos Olímpicos.

O evento segue diariamente com regatas a partir das 12h até o sábado, quando serão conhecidos os campeões. Acompanhe a programação.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade