Semana de Vela: Crioula 52, Caballo Loco e Lady Lou vencem primeiro dia de regatas em Ilhabela

Por: Redação -
25/07/2022

A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou neste fim de semana no litoral norte de São Paulo.

O mais importante evento de vela oceânica da América do Sul é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela com o patrocínio da Mitsubishi Motors.

O barco Crioula 52 foi o Fita Azul e vencedor no tempo corrigido da classe ORC na Regata de Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, que acabou sendo encurtada até a ilha de Toque Toque, em decorrência da previsão de pouco vento.

O Phoenix terminou em segundo lugar, seguido do Rudá Blue Seal, na terceira posição.

VEJA TAMBÉM:
>> Aproveite 15% de desconto nos ingressos do São Paulo Boat Show

Ao todo, 115 barcos e cerca de mil velejadores do Brasil e da Argentina disputam até o próximo sábado (30) a competição, com sede no Yacht Club de Ilhabela.

A festa começou com o Desfile dos Barcos no Canal de São Sebastião, que foi assistido por cerca de mil pessoas.

No mar de Ilhabela, os barcos deram um colorido especial e travaram um verdadeiro duelo tático em busca da melhor colocação na regata de abertura.

Grandes nomes na Semana de Vela de Ilhabela

Samuel Albrecht, tático do Crioula, elogiou a performance da equipe e destacou a estratégia adotada para a vitória. “Foi uma regata melhor do que a esperada, o vento apareceu, tivemos boas condições. Foi uma largada espetacular para o público que acompanhou em frente à Vila. Tecnicamente foi uma regata muito difícil, muitas cambadas, tentando se esquivar um pouco da correnteza”, explicou o velejador olímpico.

“Importante que a cada dia a equipe está melhorando o entrosamento, apesar de não termos tido tempo para treinar juntos devido a uma agenda apertada da tripulação. Mas acredito que vamos crescer durante a competição e ajustando os detalhes que ainda faltam”, completou o medalhista pan-americano.

Primeiro colocado na C-30, o Caballo Loco, que tem como timoneiro o bicampeão olímpico Robert Scheidt, mostrou que é um dos candidatos ao título da Semana de Vela.

“A regata foi maravilhosa hoje. Tivemos uma boa condição de vento, que entrou bem no Canal, muito acima do que a gente esperava para o dia. Uma disputa bem acirrada desde a largada. A nossa equipe é muito forte e o barco velejou muito bem hoje, estou feliz por ter me juntado a eles e estar desfrutando dessa Semana de Vela”, disse o bicampeão olímpico e maior medalhista do país.

“Voltar a participar da Semana de Ilhabela é maravilhoso pra mim e não queria perder essa oportunidade que o Caballo Loco me deu de velejar com esse grupo”, continuou Scheidt.

Entre os barcos Clássicos, o Lady Lou, de Torben Grael e Marcelo Ferreira, foi o vencedor. A dupla foi bicampeã Olímpica em Atenas 2004 e Atlanta 1996.

Ferreira estava afastado das regatas há mais de uma década, vivendo no interior do Rio de Janeiro, e retomou as atividades com seu fiel escudeiro. Sua última aparição em Ilhabela foi em 2005, com o barco Brasil 1, que correu a The Ocean Race.

Na regata Renato Frankenthal, o barco Espetáculo, do Yacht Club de Santo Amaro, foi o vencedor na HPE-25. Espetáculo deixou o barco Cabron em segundo e o Mussulo 25 na terceira posição — os dois do Yacht Club de Ilhabela.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com modelo recém-lançado e mais 5 lanchas ao Rio Boat Show 2025

    Embarcações dos 19 aos mais de 30 pés estarão nas águas da Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio

    Fabricante dos motores Renault anuncia motor híbrido-flex para barcos de lazer

    Horse Powertrain estreia no setor com a brasileira Hybdor, adaptando motor do Renault Duster para versão híbrida e flex (gasolina e etanol)

    1º cruzeiro fluvial 5 estrelas da Austrália esconde máquina a vapor de 1907

    Ainda em construção, embarcação combina luxo ao vintage e já está quase totalmente reservada para passeios em 2026

    Copa Mitsubishi 2025: 1ª etapa começa com recorde e regatas canceladas por falta de vento

    São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana

    Homem que sobreviveu a naufrágio em 1871 embarcou no Titanic 40 anos depois do trauma

    Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar