Semana de Vela: Crioula 52, Caballo Loco e Lady Lou vencem primeiro dia de regatas em Ilhabela

Por: Redação -
25/07/2022

A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou neste fim de semana no litoral norte de São Paulo.

O mais importante evento de vela oceânica da América do Sul é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela com o patrocínio da Mitsubishi Motors.

O barco Crioula 52 foi o Fita Azul e vencedor no tempo corrigido da classe ORC na Regata de Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, que acabou sendo encurtada até a ilha de Toque Toque, em decorrência da previsão de pouco vento.

O Phoenix terminou em segundo lugar, seguido do Rudá Blue Seal, na terceira posição.

VEJA TAMBÉM:
>> Aproveite 15% de desconto nos ingressos do São Paulo Boat Show

Ao todo, 115 barcos e cerca de mil velejadores do Brasil e da Argentina disputam até o próximo sábado (30) a competição, com sede no Yacht Club de Ilhabela.

A festa começou com o Desfile dos Barcos no Canal de São Sebastião, que foi assistido por cerca de mil pessoas.

No mar de Ilhabela, os barcos deram um colorido especial e travaram um verdadeiro duelo tático em busca da melhor colocação na regata de abertura.

Grandes nomes na Semana de Vela de Ilhabela

Samuel Albrecht, tático do Crioula, elogiou a performance da equipe e destacou a estratégia adotada para a vitória. “Foi uma regata melhor do que a esperada, o vento apareceu, tivemos boas condições. Foi uma largada espetacular para o público que acompanhou em frente à Vila. Tecnicamente foi uma regata muito difícil, muitas cambadas, tentando se esquivar um pouco da correnteza”, explicou o velejador olímpico.

“Importante que a cada dia a equipe está melhorando o entrosamento, apesar de não termos tido tempo para treinar juntos devido a uma agenda apertada da tripulação. Mas acredito que vamos crescer durante a competição e ajustando os detalhes que ainda faltam”, completou o medalhista pan-americano.

Primeiro colocado na C-30, o Caballo Loco, que tem como timoneiro o bicampeão olímpico Robert Scheidt, mostrou que é um dos candidatos ao título da Semana de Vela.

“A regata foi maravilhosa hoje. Tivemos uma boa condição de vento, que entrou bem no Canal, muito acima do que a gente esperava para o dia. Uma disputa bem acirrada desde a largada. A nossa equipe é muito forte e o barco velejou muito bem hoje, estou feliz por ter me juntado a eles e estar desfrutando dessa Semana de Vela”, disse o bicampeão olímpico e maior medalhista do país.

“Voltar a participar da Semana de Ilhabela é maravilhoso pra mim e não queria perder essa oportunidade que o Caballo Loco me deu de velejar com esse grupo”, continuou Scheidt.

Entre os barcos Clássicos, o Lady Lou, de Torben Grael e Marcelo Ferreira, foi o vencedor. A dupla foi bicampeã Olímpica em Atenas 2004 e Atlanta 1996.

Ferreira estava afastado das regatas há mais de uma década, vivendo no interior do Rio de Janeiro, e retomou as atividades com seu fiel escudeiro. Sua última aparição em Ilhabela foi em 2005, com o barco Brasil 1, que correu a The Ocean Race.

Na regata Renato Frankenthal, o barco Espetáculo, do Yacht Club de Santo Amaro, foi o vencedor na HPE-25. Espetáculo deixou o barco Cabron em segundo e o Mussulo 25 na terceira posição — os dois do Yacht Club de Ilhabela.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Capital do agronegócio do Brasil busca novos rumos com o Fórum de Turismo

    Especialista Bianca Colepicolo explica como Sorriso (MT) pode diversificar suas atividades além do agro

    JRG Corp: conheça a empresa que fez bombar o Propspeed no Brasil

    Com operações em mais de 13 países, marca traz soluções em produtos internacionais ao país, além de alavancar marcas nacionais no exterior

    PlanHidro SP: como a maior metrópole do país pretende implementar o transporte aquático

    Ao longo de 30 anos, projeto de R$ 8,5 bilhões deve abranger 180 km de hidrovias urbanas, incluindo rios como o Pinheiros e Tietê

    Novo estaleiro boutique brasileiro, Tirreno anuncia lançamento de barco inflável de 38 pés

    Fundada por Julico Simões, empresa aposta em trazer conceito europeu para mercado nacional de embarcações

    Por que o turismo é importante para o setor náutico?

    Bianca Colepicolo aponta benefícios de incentivar atividades turísticas e analisa o crescimento da área