Arte flutuante

Por: Redação -
07/06/2014

Dakis Joannou é um rico colecionador de arte que não se contentou com um iate de 35 metros e casco branco, por isso ele pediu para o amigo e artista americano Jeff Koons pintar seu novo barco projetado pela italiana Ivana Porfiry. Foi aí que nasceu o Guilty, um iate de 115 pés, e aparência nunca antes vista. O casco é todo pintado com desenhos geométricos nas cores preta, amarela, azul e branca. Os efeitos utilizados lembram a pop art de Roy Lichtenstein, o desenho foi inspirado na camuflagem dos navios ingleses da Primeira Guerra Mundial.

Em entrevista à revista Forbes, Joannou, um dos mais importantes colecionadores de arte contemporânea do mundo, declarou que o que mais importa no Guilty é que ele provoca uma reação. “O estilo é irrelevante, apenas fizemos o que queríamos”, disse ele sobre a obra prima náutica. “Nós projetamos um barco sem estilo definido. Sem regras, programas ou planos”, completou Joannou. Toda a pintura externa foi feita à mão.

O colecionador grego explica ainda que o Guilty não é apenas sua obra de arte flutuante particular, mas sim uma maneira de atrair mais pessoas para o mundo da arte. E apesar de toda a pompa o iate é usado por Joannou para passeios tranquilos com a família. “Tenho quatro filhos e 11 netos e eles simplesmente adoram este barco”, explica Joannou.

Para ele o iate é, acima de tudo, um ato calculado de irreverência que diz muito sobre a evolução da sua coleção do que sobre o valor dela em dinheiro. “No mundo da arte, alguém tem que assumir a responsabilidade intelectual”, diz Joannou. “Preço? Eu não estou interessado nisto. Eu me importo com o valor para arte, algo que ninguém pode medir em dinheiro”.

Confira as imagens deste incrível iate:

Fotos: Divulgação

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fotos inéditas do Titanic prometem revelar detalhes nunca vistos dos destroços

    Expedição ao naufrágio conta com dois robôs ultra tecnológicos, que farão imagens e mapeamentos 3D no fundo do oceano

    Brasília Boat Show terá presença da NX Boats com lancha de luxo assinada pela Pininfarina

    Modelo estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto; ingressos para o salão já estão disponíveis

    Lancha resistente a fuzil é o novo reforço da Polícia Militar do Paraná; conheça o barco

    Embarcação militar Aruanã 29-CM-P atuará junto à Patrulha Costeira no combate à criminalidade e segurança de 39 comunidades

    Rei e cerveja: conheça a pequena ilha que tem ‘monarca’ próprio e pub centenário

    Pertencente à Inglaterra, Ilha de Piel é habitada há pelo menos 3 mil anos e conta com um antigo castelo

    Olimpíadas de Paris: você sabia que o surfe não será disputado na França?

    Em decisão polêmica, Comite Olímpico escolheu outro país para sediar todas as baterias do esporte; entenda