Arte flutuante

Por: Redação -
07/06/2014

Dakis Joannou é um rico colecionador de arte que não se contentou com um iate de 35 metros e casco branco, por isso ele pediu para o amigo e artista americano Jeff Koons pintar seu novo barco projetado pela italiana Ivana Porfiry. Foi aí que nasceu o Guilty, um iate de 115 pés, e aparência nunca antes vista. O casco é todo pintado com desenhos geométricos nas cores preta, amarela, azul e branca. Os efeitos utilizados lembram a pop art de Roy Lichtenstein, o desenho foi inspirado na camuflagem dos navios ingleses da Primeira Guerra Mundial.

Em entrevista à revista Forbes, Joannou, um dos mais importantes colecionadores de arte contemporânea do mundo, declarou que o que mais importa no Guilty é que ele provoca uma reação. “O estilo é irrelevante, apenas fizemos o que queríamos”, disse ele sobre a obra prima náutica. “Nós projetamos um barco sem estilo definido. Sem regras, programas ou planos”, completou Joannou. Toda a pintura externa foi feita à mão.

O colecionador grego explica ainda que o Guilty não é apenas sua obra de arte flutuante particular, mas sim uma maneira de atrair mais pessoas para o mundo da arte. E apesar de toda a pompa o iate é usado por Joannou para passeios tranquilos com a família. “Tenho quatro filhos e 11 netos e eles simplesmente adoram este barco”, explica Joannou.

Para ele o iate é, acima de tudo, um ato calculado de irreverência que diz muito sobre a evolução da sua coleção do que sobre o valor dela em dinheiro. “No mundo da arte, alguém tem que assumir a responsabilidade intelectual”, diz Joannou. “Preço? Eu não estou interessado nisto. Eu me importo com o valor para arte, algo que ninguém pode medir em dinheiro”.

Confira as imagens deste incrível iate:

Fotos: Divulgação

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos