Novo sistema de atracação assistida foi apresentado pela Volvo Penta durante o Boat Show

Por: Redação -
16/11/2021
Fotos: Alexandre Batti e Rogério Pallatta

A Volvo Penta esteve na 24ª edição do São Paulo Boat Show apresentando seu sistema Assisted Docking. Trata-se nada mais nada menos que um novo sistema de atracação de barcos que compensa algumas forças de elementos externos e permite que você possa navegar em áreas estreitas com maior precisão. Na ocasião, os visitantes do estande da marca puderam testar o sistema.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Combinando automação com controle, o Assisted Docking fornece facilidade para navegantes experientes e iniciantes aprendendo como atracar um barco. O sistema ajuda a manter o curso pretendido pelo capitão, que deve estar sempre ao leme e no controle da embarcação.

O sistema de ancoragem assistida dá ao capitão melhor controle ao atracar um barco, automatizando suas intenções, compensando algumas variáveis ​​dinâmicas, como vento e corrente, e ajudando a embarcação a permanecer no curso pretendido.

Leia também

» Sessa Marine apresenta novidade de motorização na C44 durante o São Paulo Boat Show 2021

» NHD 370 chega a 16 m² de área útil na popa. O modelo é um dos lançamentos do Boat Show

» Intermarine apresenta lancha com proposta de integração de ambientes no São Paulo Boat Show

O sistema Assisted Docking integra uma camada de software desenvolvida internamente com o Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS da empresa e Sistemas de Desempenho Inboard (IPS) proprietários para um pacote completo incluindo HMI (interface homem-máquina) no leme, eletrônicos através do motor, propulsão sistemas e sensores e poder de processamento de navegação avançado para uma experiência de navegação muito mais fácil, mesmo em condições difíceis.

Como atracar um barco com o sistema

O sistema consiste no joystick que controla a direção e na antena do Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS para saber a posição e o rumo exatos. O capitão manobra a embarcação com o joystick – informando assim o sistema em que direção ele deve seguir e em que velocidade. Se você mover o joystick para frente, o sistema traça um caminho direto do barco e o barco começa a seguir uma linha reta com a velocidade indicada. O sistema de ancoragem do barco também leva em consideração certas forças externas (ou seja, vento, correnteza) e o sistema EVC – atualizado com software desenvolvido internamente – compensa para garantir que o barco siga as intenções do capitão. Ele faz isso calculando os ângulos de propulsão e o empuxo e, em seguida, atua na deriva e move o barco de volta ao curso pretendido.

As principais características do sistema de ancoragem de barcos são: movimentação em linha reta sem compensação manual, parada, funcionalidade de manobra lenta, rotação em torno de um ponto fixo, micro reposicionamento e alinhamento e impulso lateral para ancoragem lateral.

A filosofia ‘Easy Boating’ da Volvo Penta é tornar a navegação mais simples, agradável e acessível a mais pessoas.

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com boia que vira acessório de praia, Floatsy chama atenção no Salvador Boat Show

    Marca de origem baiana traz produto versátil e multifuncional ao salão nordestino; evento segue até o dia 10

    i9 Vela transforma a vida de jovens de Salvador por meio da náutica

    Mais de 580 jovens já foram atendidos pela iniciativa, que nasceu da vontade de mudança de seu fundador, Juan Sobral

    Representante do Kiaroa Residence vê participação no Salvador Boat Show como “cereja do bolo”

    Previsto para ser entregue em janeiro de 2025, empreendimento de luxo na Península de Maraú contará com marina própria para 80 barcos

    Aloha Náutica anuncia, durante o Salvador Boat Show, que trará lanchas motorboats ao Brasil

    Em clima de comemoração, representantes das francesas Excess e Beneteau também falaram sobre a importância do evento para a região

    Pessoas com baixa visão velejaram na Baía de Todos-os-Santos em parceria com o Salvador Boat Show

    Instituto de Cegos da Bahia levou três corajosos para viver a experiência nas águas durante o salão náutico