Sistema de atracação assistida Volvo Penta reforça filosofia Easy Boating no Boat Show

20/04/2022

A Volvo Penta vem trabalhando há anos a filosofia Easy Boating, que visa tornar a navegação mais simples, agradável e acessível a mais pessoas. Reforçando essa ideia, a marca foi uma das atrações da 23ª edição do Rio Boat Show, que voltou às águas da Marina da Glória em 2022, apresentando um simulador de seu sistema Assisted Docking.

Trata-se nada mais nada menos que um novo sistema de atracação de barcos que compensa algumas forças de elementos externos, como vento e corrente, e permite que você possa navegar em áreas estreitas com maior precisão. Combinando automação com controle, o Assisted Docking fornece facilidade para navegantes experientes e iniciantes aprendendo como atracar um barco. O sistema ajuda a manter o curso pretendido pelo capitão, que deve estar sempre ao leme e no controle da embarcação.

O sistema Assisted Docking integra uma camada de software desenvolvida internamente com o Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS da empresa e Sistemas de Desempenho Inboard (IPS) proprietários para um pacote completo incluindo HMI (interface homem-máquina) no leme, eletrônicos através do motor, propulsão sistemas e sensores e poder de processamento de navegação avançado para uma experiência de navegação muito mais fácil, mesmo em condições difíceis.

Como atracar um barco com o sistema

O sistema consiste no joystick que controla a direção e na antena do Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS para saber a posição e o rumo exatos. O capitão manobra a embarcação com o joystick – informando assim o sistema em que direção ele deve seguir e em que velocidade. Se você mover o joystick para frente, o sistema traça um caminho direto do barco e o barco começa a seguir uma linha reta com a velocidade indicada. O sistema de ancoragem do barco também leva em consideração certas forças externas (ou seja, vento, correnteza) e o sistema EVC – atualizado com software desenvolvido internamente – compensa para garantir que o barco siga as intenções do capitão. Ele faz isso calculando os ângulos de propulsão e o empuxo e, em seguida, atua na deriva e move o barco de volta ao curso pretendido.

As principais características do sistema de ancoragem de barcos são: movimentação em linha reta sem compensação manual, parada, funcionalidade de manobra lenta, rotação em torno de um ponto fixo, micro reposicionamento e alinhamento e impulso lateral para ancoragem lateral.

A 23ª edição do maior salão náutico outdoor da América Latina aconteceu de 3 a 10 de abril, na Marina da Glória, reunindo os principais lançamentos e destaques do mercado em um só lugar, com barcos na água e a bela Baía de Guanabara como cenário, além de diversas atrações. Foram oito dias de muita interação entre clientes, fabricantes, distribuidores e revendedores do setor.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória