Sistema de atracação assistida Volvo Penta reforça filosofia Easy Boating no Boat Show

20/04/2022

A Volvo Penta vem trabalhando há anos a filosofia Easy Boating, que visa tornar a navegação mais simples, agradável e acessível a mais pessoas. Reforçando essa ideia, a marca foi uma das atrações da 23ª edição do Rio Boat Show, que voltou às águas da Marina da Glória em 2022, apresentando um simulador de seu sistema Assisted Docking.

Trata-se nada mais nada menos que um novo sistema de atracação de barcos que compensa algumas forças de elementos externos, como vento e corrente, e permite que você possa navegar em áreas estreitas com maior precisão. Combinando automação com controle, o Assisted Docking fornece facilidade para navegantes experientes e iniciantes aprendendo como atracar um barco. O sistema ajuda a manter o curso pretendido pelo capitão, que deve estar sempre ao leme e no controle da embarcação.

O sistema Assisted Docking integra uma camada de software desenvolvida internamente com o Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS da empresa e Sistemas de Desempenho Inboard (IPS) proprietários para um pacote completo incluindo HMI (interface homem-máquina) no leme, eletrônicos através do motor, propulsão sistemas e sensores e poder de processamento de navegação avançado para uma experiência de navegação muito mais fácil, mesmo em condições difíceis.

Como atracar um barco com o sistema

O sistema consiste no joystick que controla a direção e na antena do Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS para saber a posição e o rumo exatos. O capitão manobra a embarcação com o joystick – informando assim o sistema em que direção ele deve seguir e em que velocidade. Se você mover o joystick para frente, o sistema traça um caminho direto do barco e o barco começa a seguir uma linha reta com a velocidade indicada. O sistema de ancoragem do barco também leva em consideração certas forças externas (ou seja, vento, correnteza) e o sistema EVC – atualizado com software desenvolvido internamente – compensa para garantir que o barco siga as intenções do capitão. Ele faz isso calculando os ângulos de propulsão e o empuxo e, em seguida, atua na deriva e move o barco de volta ao curso pretendido.

As principais características do sistema de ancoragem de barcos são: movimentação em linha reta sem compensação manual, parada, funcionalidade de manobra lenta, rotação em torno de um ponto fixo, micro reposicionamento e alinhamento e impulso lateral para ancoragem lateral.

A 23ª edição do maior salão náutico outdoor da América Latina aconteceu de 3 a 10 de abril, na Marina da Glória, reunindo os principais lançamentos e destaques do mercado em um só lugar, com barcos na água e a bela Baía de Guanabara como cenário, além de diversas atrações. Foram oito dias de muita interação entre clientes, fabricantes, distribuidores e revendedores do setor.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Do mar para as ruas: conheça bicicleta feita de plástico retirado do oceano

    Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção

    Iate que pertenceu a líder iugoslavo e ficou submerso por 3 anos vira museu flutuante

    Lendário Galeb, de 385 pés, serviu na Segunda Guerra Mundial, sofreu bombardeio e foi resgatado pelo governo croata

    Capital do agronegócio do Brasil busca novos rumos com o Fórum de Turismo

    Especialista Bianca Colepicolo explica como Sorriso (MT) pode diversificar suas atividades além do agro

    JRG Corp: conheça a empresa que fez bombar o Propspeed no Brasil

    Com operações em mais de 13 países, marca traz soluções em produtos internacionais ao país, além de alavancar marcas nacionais no exterior

    PlanHidro SP: como a maior metrópole do país pretende implementar o transporte aquático

    Ao longo de 30 anos, projeto de R$ 8,5 bilhões deve abranger 180 km de hidrovias urbanas, incluindo rios como o Pinheiros e Tietê