Primeira balsa turística de hidrofólio do mundo entra em operação na Nova Zelândia
Modelo VS-9 chega para fortalecer meta sustentável de operadora de transporte de balsas e turismo


Considerada a maior operadora de transporte de balsas e turismo da Nova Zelândia, a Fullers360 tem como meta se tornar 100% operada eletricamente ou por hidrogênio até 2040. Quem chega para auxiliar esse processo é a VS-9, obra-prima da neozelandesa Vessev e considerada a primeira balsa turística de hidrofólio do mundo em operação.
Barco totalmente impresso em 3D é novidade produzida por empresa de Dubai
“Banheira da morte”: conheça fenômeno que existe no Golfo do México
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Ao embarcar no “Electric Hydrofoil Experience”, até oito turistas imergem em uma viagem de 40 minutos pelo Golfo de Hauraki, começando no Viaduto de Auckland.
Graças à tecnologia de hidrofólio, a sensação é a de voar acima da água — sem desconforto associado ao ruído e vibração de balsas padrão — a uma velocidade de serviço de 25 nós (46 km/h), com um alcance de 50 milhas náuticas (92 km).
Ver esta publicação no Instagram
Tudo isso de modo totalmente elétrico e sem emissões, por um custo de 195 dólares neozelandeses (cerca de R$ 634, na conversão de fevereiro de 2025) para cada passageiro que se aventurar na balsa turística.


O modelo, segundo a Vessev, usa tecnologias inspiradas na America’s Cup. Por isso, dispõe de um sistema de alto desempenho, capaz de lidar com ventos mais fortes e águas desafiadoras. Em termos de construção, a balsa foi feita com laminados de fibra de carbono, para maior resistência.
O projeto ganhou vida em um ano, sendo que os testes começaram por volta de junho de 2024. A primeira viagem oficial, por sua vez, aconteceu em janeiro de 2025.
A embarcação pode ser recarregada na infraestrutura atual de recarregamento e, no futuro, adotará uma tecnologia mais rápida, conhecida como DC, usada em veículos e embarcações elétricos. Confira mais fotos:






Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Campeonato que abre o calendário 2026 da vela oceânica em Pernambuco espera mais de 150 velejadores
Após 11 anos com a embarcação, Jack Link colocou o barco à venda e já arrumou comprador. Confira os detalhes!
A Praia do Cassino é considerada por muitos como a maior do mundo, com 220 km entre Rio Grande e a Barra do Chuí, no RS
Embarcação sustentada por foils duplos é totalmente elétrica e tem aerodinâmica inspirada nos carros de Fórmula 1 da década de 1950
Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027




