Novo sistema permite que navios elétricos recarreguem as baterias em turbinas eólicas offshore

De acordo com empresa Parkwind, criadora da tecnologia, o modelo já foi testado e tem "potencial transformador" no meio ambiente

31/08/2024
Foto: Parkwind/ Divulgação

O universo náutico pode ficar mais “verde” em um futuro próximo. A empresa Parkwind, uma das pioneiras em energias renováveis, anunciou uma novidade e tanto para o futuro do meio ambiente: agora é possível recarregar as baterias dos navios elétricos por meio de turbinas eólicas offshore.

Esse avanço acontece no Mar do Norte, na Bélgica, na fazenda de energia eólica offshore da Nobelwind, que tem se destacado desde 2017 — quando foi implementada. O local opera com 50 turbinas, espalhadas em uma área de quase 20 quilômetros quadrados.

Foto: Parkwind/ Divulgação

O sistema foi integrado em parceria com a MJR, renomada empresa de engenharia de sistemas de energia e automação offshore do Reino Unido. De acordo com a Parkwind, a tecnologia já foi implantada e demonstra seu “potencial transformador” nos navios elétricos e no estilo offshore.


Segundo Kristof Verlinden, chefe de O&M (Operação e Manutenção, na sigla em inglês) da Parkwind, a transferência entre os navios de manutenção e as turbinas ocorreu sem interrupções ou qualquer tipo de problema. Caso isso continue, tal sistema permitirá que os barcos elétricos contribuam para a redução de emissão de gases causadores do efeito estufa.

Novo patamar

Transportada a 47 quilômetros da costa em um navio de transferência de tripulação (CTV), a nova estação de carregamento é composta por componentes modulares, que foram instalados entre as turbinas eólicas com a ajuda de um guindaste da subestação.

Foto: YouTube/ MJR Power & Automation/ Reprodução

De acordo com a Parkwind, a configuração offshore testada no navio elétrico foi um sucesso, alcançando o primeiro lugar no mundo ao transferir energia com segurança para um CTV de um parque eólico offshore totalmente operacional.

 

O sistema foi projetado para carregamento de CTV de até 2 MW e para SOV de até 8 MW, além de ser usado para fornecer energia offshore para outros barcos do mesmo modelo.

Foto: YouTube/ MJR Power & Automation/ Reprodução

A marca ressalta que não são necessárias amarrações no fundo do mar e “nenhum equipamento sensível fica na zona de respingo ou no ambiente dinâmico”. Além disso, todos os equipamentos são facilmente acessíveis para manutenção. Confira o vídeo oficial que exibe o processo de carregamento.

 

 

Ainda segundo a Parkwind, os navios elétricos poderão ser conectados e desconectados de forma “simples, rápida e segura, sem necessidade de manuseio”. A plataforma ainda é flutuante e tem um controle de tensão, proteção eficaz contra sobrecarga e liberação de emergência automática.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    O amor está na água: cavalos-marinhos são flagrados se “beijando”

    Mergulhadora fez raro registro do acasalamento de cavalos-marinhos-barrigudos, quando a fêmea transfere seus óvulos para o macho. Assista!

    200 mil barris radioativos afundados no oceano ao longo de 40 anos serão analisados

    Missão NODSSUM será a 1ª investigação científica em larga escala a estudar os efeitos dos dejetos lançados ao mar

    Brasil prevê alta na exportação de barcos em 2025, com EUA como principal destino

    Dados da Receita Federal e do ComexStat ainda apontam crescimento nas exportações para países como Austrália e França

    Conheça a história do Rio Finke, considerado o mais antigo do mundo

    Rio intermitente fica na Austrália e pode ter entre 350 e 400 milhões de anos

    Kate Middleton se desculpa após vencer Princípe William em regata e vídeo viraliza; veja

    Evento que resultou em desculpas reais aconteceu em 2014, mas voltou a ganhar espaço na internet mais de uma década depois