Barco Crioula é Fita-Azul em regata de abertura da Semana de Vela de Ilhabela

Equipe gaúcha concluiu a Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil após quase 11 horas de prova

24/07/2023
Fotos: Matias Capizzano / Divulgação

Na abertura da Semana de Vela de Ilhabela, o Crioula (veleiro TP52), do atleta olímpico Samuel Albrecht, foi o Fita-Azul da tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. Realizada neste domingo (23), a prova soma 50 milhas náuticas ao redor da ilha de Alcatrazes e marca o início da SIVI, que acontece até dia 29.

Apesar de ser a primeira a cruzar a linha de chegada, às 23h12 — após quase 11 horas de prova –, a equipe gaúcha não teve vida fácil e, assim como os outros barcos, precisou vencer a variação de vento que já partiu da largada, em São Sebastião. Em alguns pontos da travessia, os barcos da classe ORC ficaram praticamente parados.

Vale ressaltar que, em 2018, o Crioula bateu o recorde da regata, concluindo o percurso em 6 horas, 1 minuto e 42 segundos, quebrando a marca anterior do Camiranga (com a mesma tripulação do Crioula), um Soto65, que completou em 6 horas, 4 minutos e 3 segundos, em 2015.

 

Além da falta de vento, a tripulação do Crioula (atual campeã da SIVI) também precisou superar os argentinos do Sandokan para vencer a prova de abertura da Semana de Vela. Isso foi alcançado no retorno para o Yacht Club de Ilhabela, quando os gaúchos conseguiram aproveitar as características do TP52 e assumir a liderança.


“Foi uma regata dura, de paciência e com pouco vento! Tomamos muitas decisões táticas para escolher o melhor caminho. A segunda parte foi uma boa velejada e, por sorte, a gente chegou”, disse Samuel Albrecht, que quer também disputar uma medalha olímpica em Paris 2024, na NACRA 17.

 

O segundo barco a cruzar a linha de chegada na prova de abertura da Semana de Vela foi o Phoenix, de Mauro Dottori e Fábio Cotrin, seguido pelo argentino Sandokan. A próxima disputa da SIVI acontece nesta terça-feira (25), com a Regata Eduardo Souza Ramos.

O que é Fita-Azul?

A denominação Fita-Azul é dada ao barco que cruza a linha de chegada em primeiro lugar, independentemente da categoria ou tipo de barco. Após a chegada do último veleiro da categoria, a Semana de Vela de Ilhabela divulgará quem venceu no tempo corrigido.

 

Em uma competição de vela oceânica existe uma fórmula para calcular os resultados quando os barcos são de diferentes tamanhos e áreas vélicas.

Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

 

A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

 

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho

    Iate Clube Armação de Búzios anuncia eleitos para a nova gestão; confira

    Em eleição realizada na última segunda-feira (13), o medalhista olímpico Marcos Soares foi nomeado o novo comodoro

    Brasileiro fez imagens inéditas de baleia que quase foi extinta: "indescritível"

    Documentarista flagrou uma das baleias mais rápidas do mundo no mar da Patagônia

    Venda de ingressos para o Marina Itajaí Boat Show 2024 já está aberta; garanta o seu

    Segunda edição do evento está ainda maior, com mais expositores e em formato de circuito 360º sobre a terra e as águas