Regata Vela do Amanhã levou 160 crianças para navegar em Ilhabela

Com recorde de 46 barcos na água, ação social antecedeu Semana Internacional de Vela de Ilhabela

24/07/2023
Foto: Matias Capizzano/ Divulgação

A Regata Vela do Amanhã, que antecede a Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), quebrou recorde de participantes — e de barcos — nesta edição 2023. No último sábado (22), 160 crianças de 15 projetos de ensino de vela de São Paulo e Rio de Janeiro navegaram nas águas do litoral norte paulista.

A ação social que leva as crianças para navegar é idealizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a comissão organizadora da SIVI. A Vela do Amanhã, este ano com 46 barcos, deu aos velejadores mirins uma experiência única a bordo dos veleiros da competição — que começou, oficialmente, no domingo (23) e vai até dia 29.

Entre os participantes da Regata Vela do Amanhã 2023 estavam representantes de Mairiporã (SP), Paraibuna (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Guarujá (SP), Santos (SP), São Sebastião (SP), Caraguatatuba (SP), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ) e São Paulo (SP).

 

Enriquecendo ainda mais a experiência dos jovens, até as tripulações argentinas levaram crianças a bordo de suas embarcações.

 

O barco ‘Fita Azul’ da regata foi o Crioula 52, comandado pelo medalhista de bronze pan-americano Samuel Albrecht, enquanto o segundo colocado foi o Phoenix, com o Caiçara em terceiro.


“Foi muito legal. A gente aprendeu bastante sobre o barco, inclusive a tirar o balão” contou a velejadora mirim Alexia Sofia, 11 anos, aluna de uma escola de vela de Praia Grande (SP), que velejou com a tripulação do Pangea.

Proporcionar para as crianças uma atividade dessas é indescritível. Eles nunca vão viver algo assim em outro lugar – Wladimir Vieira Gomes, professor de vela

Premiação da Regata Vela do Amanhã 2023

A Regata Vela do Amanhã tem como um de seus objetivos principais apresentar para as crianças os barcos de oceano e a vela como esporte. Assim, todas são presenteadas com medalhas de participação.

Com a presença de autoridades como o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e o secretário de esportes da ilha (e medalhista olímpico), Bruno Prada, as crianças receberam as medalhas na cerimônia de premiação da Regata Vela do Amanhã 2023.

 

Toninho mencionou a importância do evento para a cidade, o descrevendo como “o maior patrimônio de Ilhabela”. O secretário de esportes, por sua vez, destacou a importância da participação das crianças quando disse que “a base é a coisa mais importante do esporte. Sem a base, você não tem todo o resto.”

Quem sabe, dessas 160 crianças, vinte ou trinta acabam virando tripulantes ou timoneiros de oceano – Toninho Colucci, medalhista olímpico e secretário de esportes de Ilhabela.

Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

 

A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

 

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vokan apresenta serviço de seguros náuticos no Marina Itajaí Boat Show 2024

    A corretora estará presente no evento, que acontece entre 4 e 7 de julho, em Santa Catarina

    Estofados náuticos da Agroquímica estarão no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estande terá opções da marca Kelson's para todos os gostos no salão que acontece de 4 a 7 de julho

    Yachtmax leva Ferretti 720 ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Representante da Ferretti e Okean no Brasil estará com dois barcos no evento náutico, de 4 a 7 de julho

    Gravidez misteriosa de arraia que convivia só com tubarões foi solucionada

    Charlotte apareceu grávida em fevereiro em aquário nos EUA, mas não dividia o recinto com arraia macho

    Yamaha terá jets e motores no Marina Itajaí Boat Show 2024; confira modelos

    Quatro WaveRunners e motores de popa vão compor o estande da marca no salão, que acontece de 4 a 7 de julho