Barco de 2 mil anos é encontrado no mar da Croácia

Embarcação do século 1 está coberta de areia, por isso boa parte dela está em boas condições

09/11/2022
Reprodução: Zadarski

Arqueólogos descobriram, no último sábado (5), um barco com cerca de dois mil anos enterrado a cerca de dois metros de profundidade no mar de Sukošan, na Croácia.

 

Segundo os especialistas que estavam durante o processo de escavação, o navio possui partes em boas condições, pois a areia protegeu a madeira. Porém, algumas áreas foram danificadas pelo tempo.

Os pesquisadores afirmaram que a embarcação tem cerca de três metros de largura. Do seu comprimento, nove metros já foram vistos até o momento.

Reprodução: Zadarski

Toda essa nova descoberta foi divulgada pelas redes sociais do Centro Internacional de Arqueologia Subaquática de Zadar (ICUA Zadar). A escavação da embarcação aconteceu perto do antigo porto de Barbir.

Reprodução: Zadarski

O porto foi descoberto em 1973 e ele teria sido construído em duas fases: no século 1 — a construção da embarcação é vinculada com este período — e no século 4.

Também foram encontrados outros objetos como vasos de cerâmica, lamparinas a óleo e até moedas de bronze do Império Romano, tudo isso datado da mesma época.

 

Por ele estar afundado em uma profundidade muito próxima da superfície, cerca de dois metros, o trabalho da equipe (que não era numerosa), durava em torno de duas horas.

Reprodução: Zadarski

Com esta pesquisa, já chegamos na metade do navio. Cada parte descoberta, além de marcada é fotografada – Mladen Pešić

Pešić ainda afirmou que, se todo o trabalho der certo, a embarcação no futuro poderá ser exposta ao público. Para conhecer mais detalhes acerca do navio, algumas das suas peças foram enviadas para análise na França e os resultados irão confirmar onde foi feita sua produção.

 

Com o intuito de preservar o restante da área onde o barco foi encontrado, todo o entorno está protegido do contato de curiosos.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1