Fenômeno raro deixa o mar de praia em Ubatuba “brilhando no escuro”
Efeito chamado de bioluminescência é gerado por bilhões de algas; entenda


Que as praias de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, têm um “brilho” especial, não é segredo — na última sexta-feira (7), inclusive, o mar da região brilhou no escuro. A cena, claro, não é comum, e trata-se de um fenômeno raro, conhecido por bioluminescência.
Pequenos drones subaquáticos podem ajudar a recuperar recifes artificiais
Achada no mar Mediterrâneo, “partícula fantasma” rara pode desvendar mistérios do espaço
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O espetáculo azul encantou moradores e turistas que passavam pela Praia de Itamambuca. Um deles, o influenciador digital Leonardo da Costa Dantas, fez questão de registrar o momento. Confira:
Ver esta publicação no Instagram
Ao G1, Leonardo comentou que a bioluminescência, às vezes, também “aparece na Praia Vermelha do Centro ou na Ilha Anchieta”, mas não de forma tão abundante.
O que é a bioluminescência registrada em Ubatuba
A bioluminescência, que deu o tom de azul fluorescente ao mar de Itamambuca, é gerada por bilhões de algas unicelulares chamadas cientificamente de Noctiluca scintillans, que brilham devido a uma reação química, conforme explicou o biólogo José Ataliba, também ao G1.


Segundo ele, “isso ocorre principalmente no verão, porque o aumento da temperatura da água e a maior concentração de nutrientes — às vezes trazidos pela chuva — estimulam a proliferação dessas algas”.
O brilho acontece quando um pigmento chamado luciferina, presente nesses organismos [e também em vaga-lumes e alguns peixes], entra em contato com o oxigênio– conta
A bioluminescência não necessariamente significa que as águas estão poluídas. Isso porque, apesar de ser possível que o fenômeno esteja relacionado à presença de nitrogênio na água — que pode vir de esgotos e dejetos de animais –, muitas vezes ela acontece também em águas extremamente limpas, conforme conta o oceanógrafo Hugo Gallo.
Vale destacar, porém, que a Praia de Itamambuca está parcialmente imprópria para banho, segundo o último boletim da Cetesb, divulgado na última terça-feira (4). O documento é válido até o dia 13 de março.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade
Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial
Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio