Bote de resgate e “ambulancha”: Flexboat estreia três novidades

No São Paulo Boat Show 2025, especialista em botes infláveis atraca 14 embarcações. Evento segue até terça-feira (23)

22/09/2025
Flex 400, lançamento da Flexboat no São Paulo Boat Show 2025. Foto: Francisco Cepeda/ Revista Náutica

Com nada menos que 14 produtos, a experiente Flexboat chega no São Paulo Boat Show 2025 com lançamentos. Mais que isso, chama atenção no estande do estaleiro especializado em botes infláveis uma “ambulancha”, um bote de resgate e um barco “inclinado”.

São três as novidades: a Flex 670 CR, a Flex 400 e a EMC-SR. Cada um feito para atender diferentes demandas de um público, que vão desde embarcações que atua em missões de salvamento a novidades na motorização.

Flex 400. Foto: Alexandre Battibugli/ Revista Náutica

Exposto de forma “inclinada” e girando, a Flex 400 chega para preencher um buraco na linha F12 do estaleiro. Do F-12 (3,5 metros de comprimento) ao Flex 450 (15 m de comprimento), existia uma lacuna grande na questão de tamanho — mas não seja por isso!

A gente percebeu que estava perdendo um mercado grande ali nesse nesse espaço. Aí foi quando pensamos em fazer a Flex 400– Hélio Neto, gerente administrativo da Flexboat

Descrito pelo mesmo como “muito mais moderno”, o bote foge um pouco do tradicional para ocupar a faixa de lanchas intermediárias, tornando-a uma embarcação mais sofisticada para esse segmento do mercado.

Flex 400. Foto: Alexandre Battibugli/ Revista Náutica

Segundo Hélio, a navegação do barco já foi testada. “Foi fantástica”, disse ele, que contou à NÁUTICA que a Flex 400 atingiu 38 milhas (61 km/h) motorizado com um 60 hp. O gerente administrativo da Flexboat destaca, entretanto, que a motorização ideal para o bote é um 40 hp.

Tem cliente que vai navegar com uma ou duas pessoas, com um 40 hp vai tranquilo. Se ele for navegar com quatro pessoas, a gente recomenda um 60 hp

Flex 400. Foto: Alexandre Battibugli/ Revista Náutica

Outra novidade no estande é a Flex 670 CR, tido com uma evolução da 620 CR — modelo muito utilizado pela Marinha, segundo Hélio. “O barco teve várias alterações justamente para atender esses clientes da 620 e fizemos a melhoria na 670”.

Flex 670 CR. Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

De acordo com o gerente administrativo, o lançamento atende ao público de lazer, de serviços, e até mesmo às necessidades militares. O modelo vem equipado com um motor de 250 hp Mercruiser 4.5, T-Top, mesa de proa, churrasqueira e revestimento E.V.A.

 

A EMC-SR, um bote de resgate, foi outra embarcação da Flexboat que “nasceu” durante o São Paulo Boat Show 2025. Segundo Hélio, a ideia é suprir a dificuldade dos militares na atuação de resgaste de corpos. “Eles comentaram se a gente nunca tinha pensado em fazer alguma coisa que facilitasse o serviço deles”.

EMC-SR. Foto: Francisco Cepeda/ Revista Náutica

O casco do bote é feito de fibra e foi retirado o espelho de popa e o antiderrapante — para facilitar a tarefa do resgate. A embarcação também vem com um “pano” de cobertura, para que as pessoas que navegam próximo a operação não vejam o corpo.

Estande da Fleboat no São Paulo Boat Show 2025. Foto: Alexandre Battibugli/ Revista Náutica

Quem visitar o estande da Flexboat também apreciará uma verdadeira “ambulancha”. Também voltado para resgate, a Flex 680 – Militar vem cabinada, oferece um conforto maior aos militares e tudo o que é necessário para a tarefa, contemplando todos os itens de primeiros-socorros.

Flex 680 – Militar. Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Os cilindros de mergulho também eles pediram, porque muitas vezes eles têm que fazer o mergulho e não tem lugar para guardar o cilindro– conta Hélio

A “ambulancha” suporta dois motores de popa 150 hp cada um. Inclusive, isso foi uma exigência dos bombeiros, para caso um dos equipamentos falharem, ainda ter outro.

Os demais barcos atracados na Flexboat são: a Flex 1110 Open 2MP; Flex 580 MP; Flex 450; SR15LX; F12 LX; SR 10; Mini SR; Miniflex S e Miniflex.


São Paulo Boat Show 2025

A edição de 2025 do São Paulo Boat Show ocupa o São Paulo Expo com mais de 170 embarcações em exposição — com direito a lançamentos de peso. Cerca de 120 marcas reúnem lanchas de todos os portes, motos aquáticas, motores, equipamentos e acessórios indispensáveis para quem vive — ou sonha viver — no mundo náutico.

 

O público encontra pranchas motorizadas, veículos off-road, a inusitada “Kombi Boat” e até o projeto de um barco voador. E tem mais: durante o evento, será sorteada uma lancha Focker 188 Joy equipada com motor de popa Yamaha F90.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

O NÁUTICA Talks também marca presença. O circuito de palestras reúne mais de 50 especialistas ao longo dos seis dias, trazendo histórias inspiradoras e dicas valiosas de gente do mar.

 

Luxo e cultura completam o pacote. No Espaço dos Desejos, marcas de alto padrão exibem objetos exclusivos e carrões como Aston Martin e McLaren. Duas Lamborghinis também são exibidas no evento, onde os visitantes podem ver ainda a Pole Position, lancha que pertenceu a Ayrton Senna, de pertinho.

 

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2025

Quando: De 18 a 23 de setembro de 2025
Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP)
Horário: Dia 18, das 15h às 22h; de 19 a 22, das 13h às 22h; e no dia 23, das 13h às 21h.
Mais informações: no site do evento
Ingressos: site oficial de vendas

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960

    Exposição na Inglaterra apresenta barcos de mais de 3 mil anos esculpidos em troncos de madeira

    Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época