Brasília Boat Show leva crianças e jovens para velejar

Atração oferecida pelo Iate Clube de Brasília disponibiliza veleiros Optimist para a garotada entre sete e 15 anos de idade

Por: Redação -
18/08/2024
Sérgio Menegasso Menescal e Pedro Henrique Dotto Castro. Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto/ Revista Náutica

Sabe aquela história ‘filho de peixe, peixinho é’? Pois no Brasília Boat Show, a garotada terá a oportunidade de experimentar a paixão náutica da família por meio de uma velejada pelas águas do Lago Paranoá.

Em parceria com o Iate Clube de Brasília, a experiência acontece para crianças e jovens entre sete e 15 anos de idade — ou até 50 quilos –, com toda a segurança garantida pelos veleiros Optimist — embarcação ideal para os velejadores mais novinhos.

Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto/ Revista Náutica

Segundo Herivelto Ferreira, velejador e professor de vela do Iate Clube, a ideia é que os pequenos vivam a experiência de adentrar em uma “embarcação feita para criança” e que aproveitem o Boat Show — pensado não só para adultos, mas para toda a família.

 

“É um barco seguro, que não vai a pico. Só sai com colete salva vidas”, afirma, em entrevista à NÁUTICA. O instrutor, inclusive, participou dos Jogos Rio 2016 e é tri-campeão brasileiro na vela — paixão que descobriu em 2009, após sofrer um acidente e perder o movimento do braço esquerdo.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Receber velejadores mirins não é novidade para o Lago Paranoá. Só no Iate Clube, há em torno de 100 a 120 crianças que usam os Optimist, conforme aponta Herivelto. Em 2023, as águas brasilienses também sediaram o Campeonato Brasileiro de Optimist, que recebeu cerca de 260 crianças.

Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto/ Revista Náutica

Para João Rubens Louly, cirurgião dentista, a atração acertou ao focar na garotada. Ao adentrar a feira para conferir os barcos expostos, o apaixonado por náutica teve a grata surpresa de descobrir que o filho de 13 anos, Lourenço Louly, poderia viver momentos inesquecíveis a bordo de um veleiro.


“A gente ficou muito satisfeito de dar a ele a oportunidade de fazer uma aula experimental”, conta. “Gosto muito de náutica e gostaria que meus filhos entrassem também nesse meio, que é muito bacana e no qual as famílias são unidas”.

Herivelto, Lourenço e João Rubens. Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto/ Revista Náutica

No Iate Clube Brasília, crianças a partir de seis anos podem ingressar na vela. Desde as primeiras aulas, elas ficam responsáveis por todas as operações do barco e aprendem “tudo o que um adulto aprende em uma embarcação maior”.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica
Foto: Victor Santos/Revista Náutica
Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto/ Revista Náutica

 

 

1º Brasília Boat Show

O 1º Brasília Boat Show reúne, em formato boutique, grandes destaques do mercado náutico e uma programação para toda a família. O evento atraca pela primeira vez no Centro-Oeste, nas águas do belo Lago Paranoá, entre os dias 14 e 18 de agosto.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Lanchas, pontoons e jets estarão expostos ao público na capital federal, inclusive com a possibilidade de test-drive de barcos. O Brasília Boat Show mostra ainda opções de motores, equipamentos e diversos acessórios para embarcações.

 

E tem mais: exibição de barcos clássicos de décadas passadas, rally náutico e uma programação completa de lazer, com esportes aquáticos gratuitos, palestras e apresentações musicais.

 

Anote aí!

Quando: De 14 a 18 de agosto de 2024
Onde: Orla da Concha Acústica (SCE Trecho Enseada 01, Projeto Orla, Polo 03, Lote 20, Brasília – DF)
Horário: Quarta a sexta-feira, das 12h às 21h; sábado e domingo, das 11h às 21h
Mais informações: site do evento
GARANTA SUA ENTRADA

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Real Powerboats levará dois lançamentos de barcos ao São Paulo Boat Show

    Estaleiro mostrará ao público as aguardados Real 34 Cabriolet e a Real 35 Cabriolet no maior evento náutico da América Latina

    NASA aposta em robôs com IA para monitorar o aumento do nível do mar

    Equipamentos capazes de coletar dados a mais de 30 metros de profundidade devem atuar na Antártida por um ano

    Leões-marinhos filmam áreas inexploradas do oceano com ajuda de câmeras

    Experimento reuniu 89 horas de filmagens feitas pela perspectiva da espécie, que percorreu 500 km com os aparelhos acoplados ao corpo

    Equipe percorre 6 mil km de jet e entra para a história dos rallys náuticos

    Expedição que passou por mais de 30 rios desafiou aventureiros com direito a raias venenosas e trechos de 'pancadas' na água

    De bicho espaguete a lula raríssima: expedição descobriu 20 novas espécies marinhas em potencial

    Realizada na costa chilena, operação encontrou ecossistemas desconhecidos e criaturas bizarras através do ROV