Búzios Sailing Week 2026 começa nesta quarta-feira (1º); evento ainda aceita inscrições

Competição, que segue até o dia 5 de abril, terá classes ORC (Performance e Cruzeiro/Regata), BRA-RGS e RGS-Cruiser, além da presença de Torben Grael

31/03/2026
Foto: ICAB/ Divulgação

A 39ª edição do Búzios Sailing Week começa nesta quarta-feira (1º de abril), no Rio de Janeiro. O evento, que seguirá até o dia 5 de abril, terá como sede o Iate Clube Armação de Búzios (ICAB), onde se reunirão embarcações das classes ORC (Performance e Cruzeiro/Regata), BRA-RGS e RGS-Cruiser, além de nomes de peso da modalidade, como o bicampeão olímpico Torben Grael.

O campeonato, que ocorre em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), aceita inscrições até às 17h desta quarta-feira. Para saber mais detalhes sobre os termos para participar, basta acessar o Aviso de Regata.

Muito mais que uma regata

A programação começa no dia 1º de abril, com cerimônia de abertura entre 17h e 19h. As regatas têm início no dia 2, após reunião de comandantes às 10h, com largada marcada para às 12h. Nos dias seguintes, contudo, as disputas acontecem a partir das 11h.

 

 

Segundo a organizadora, estão previstas até seis regatas, com limite de duas por dia, incluindo percursos barla-sota e de percurso. Vale ressaltar que o campeonato só será validado com a realização mínima de três provas — entretanto, espera-se que não haja problemas para a disputa, visto que o litoral buziano é reconhecido pelas condições ideais de vento e navegação.

Nesse ano, a competição premiará os vencedores gerais das classes ORC, BRA-RGS e RGS-Cruiser, além dos três primeiros colocados em cada subdivisão. A cerimônia de premiação ocorrerá no último dia do certame, às 16h30, após a última regata do circuito.

 

Além das provas, o evento terá atrações com DJ nos dias 2 e 3 de abril, além de ativações que promovem integração entre os atletas e o público.

Regatas de gigantes

Consolidado no calendário náutico como um dos principais eventos nacionais da vela, o Búzios Sailing Week está acostumado a receber grandes nomes do esporte, conforme destacou Marcos Soares, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, comodoro do ICAB e organizador do evento.

Búzios reúne, há décadas, alguns dos principais barcos do Brasil e também do exterior — já tivemos até a participação do Rei da Noruega– afirmou Soares

O veleiro Ventaneiro é um dos confirmados para a competição em 2026. Foto: Instagram @icab.buzios/ Reprodução

Para o comodoro, a “vela brasileira e mundial escolheu Búzios como base de treinos pelo regime de ventos e pelas infraestruturas que a cidade oferece”. Além do ambiente, considerado por ele como “ideal para competir”, a edição promete reunir grandes nomes da vela, como Torben Grael — bicampeão olímpico e um dos maiores da história do esporte.

 

Em 2025, inclusive, o Búzios Sailing Week teve validade como Campeonato Brasileiro em algumas classes, com o conhecido veleiro Crioula (Eduardo Plass) no lugar mais alto do pódio na ORC Geral e ORC Performance. Enquanto isso, na ORC Cruiser Race, o +Bravíssimo (Nacho Giamonna) levou a melhor.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Teste Intermarine 70: mesmo barco, interiores diferentes

    Embarcamos em duas Intermarine 70 e navegamos para mostrar como a customização pode transformar uma mesma lancha em barcos distintos — sem abrir mão do conforto, do acabamento impecável e da experiência única a bordo

    De outra galáxia: estúdio britânico lança conceito fictício de megaiate do Star Wars

    Tradição da ThirtyC desde 2015, design foi projetado apenas para celebrar o Dia do Star Wars. O projeto, contudo, não sairá do papel

    Projeto que leva pessoas com deficiência visual para a vela abre novas turmas em São Paulo

    Iniciativa da Sailing Sense, criada em 2007 pelo velejador Miguel Olio, está com inscrições abertas. Primeira aulas devem começar ainda em maio

    Giallo Fly: Ferrari anuncia cor oficial do Hypersail, seu primeiro barco

    Pintura representa a "segunda alma" da Ferrari, já estampada em clássico dos anos 1960

    Mais de 3 mil moedas: maior tesouro viking da história da Noruega é encontrado

    De acordo com os arqueólogos, as peças são datadas de 980 a 1040 d.C. e originárias de vários países da Europa