Caixas misteriosas encontradas na Bahia são provenientes de navio nazista

Por: Redação -
05/08/2021

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) encontrou 10 caixas misteriosas pelos mares da Praia do Flamengo e da Praia de Itapuã, em frente à Igreja da Vila Militar, na Bahia. Depois de muita especulação, finalmente surgiu uma explicação: as caixas eram, na verdade, fardos de borracha de um navio nazista, que estavam afundados há 80 anos.

Quem solucionou o mistério foi o pesquisador e oceanógrafo Carlos Teixeira, que trabalha com o Labomar (Instituto de Ciências do Mar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele explicou que o material estava dentro do navio alemão SS Rio Grande, uma embarcação afundada pela frota estadunidense em 1944, no fim da Segunda Guerra Mundial. Para tirá-las de lá, foi preciso contar com a ajuda de um guindaste — uma vez que cada caixa pesa, em média, 200kg.

caixa misteriosa salvador

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O navio em que as caixas se encontravam está há quase 6 mil metros de profundidade no mar, e o pesquisador explicou que “a ideia dele era ficar transportando cargas entre um lado do Atlântico e o outro. Além dessas caixas de borracha, ele carregava cargas de metais como cobalto, estanho, latão, titânio, vários metais que hoje são até bem valorizados”. A hipótese é de que essa borracha seja, na verdade, folhas de látex dobradas diversas vezes para transporte.

Carlos também contou que só conseguiu identificar a procedência do material devido a um fardo que se perdeu há dois anos e foi encontrado em uma praia do Ceará. Nele, estava escrito “Produzido na Indochina Francesa”, e, na época, a região era dominada pelos japoneses — aliados dos alemães na guerra.

caixa misteriosa salvadorcaixa misteriosa salvador

“As correntes estão para o norte e os ventos estão para o norte. Então não teria como estar trazendo uma caixa de Sergipe ou do norte da Bahia para Salvador para a Região Metropolitana de Salvador, como Stella Maris e Flamengo”, comenta o oceanógrafo. “A gente ainda não sabe se existiam caixas enterradas ao sul de Salvador ou se isso está vindo do mar. Como elas chegaram em Salvador é um novo mistério”.

Leia também

» Catamarã híbrido é a nova aposta de estaleiro da Nova Zelândia. Veja

» Tecnologia e sustentabilidade: estaleiro alemão divulga projeto de megaiate residencial

» Conheça o interior da lancha italiana de 63 pés inspirada na Lamborghini

caixa misteriosa salvadorcaixa misteriosa salvador

De acordo com a Limpubr, as caixas encontradas nesta semana foram removidas da faixa de areia com o auxílio de um caminhão Munick, por causa do peso, e devem ser encaminhadas para a Capitania dos Portos.

Segundo a empresa de limpeza, a Marinha também coletou uma amostra para avaliar o material junto ao Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O restante do material será pesado.

caixa misteriosa salvador

Por meio de nota, a Capitania dos Portos da Bahia informou que pacotes sem identificação estão sendo encontrados no litoral do Nordeste desde 2018 e que não foram registrados acidentes náuticos na região que justifiquem o aparecimento dessas caixas.

Disse ainda que um material semelhante foi encontrado no dia 26 de julho, na praia da Costa de Sauípe, em Mata de São João, cidade da região metropolitana de Salvador.

A instituição também detalhou que o material encontrado não apresenta características poluentes, e que será descartado pelas autoridades competentes.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Edição 392 da Revista Náutica já está disponível nas bancas e no app

    Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição

    Max Verstappen recebe iate avaliado em mais de R$ 70 milhões na Itália

    Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto

    Megaiate grego O'Madeleine tem deque com cinema e beach club com spa

    Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado

    Navegar para descobrir: oportunidades para o turismo náutico no Brasil

    Especialista no tema, Bianca Colepicolo analisa obstáculos para setor e propõe soluções para crescimento da área

    2ª etapa da SailGP: Brasil garante melhor posição em uma regata desde estreia na competição

    Comandado pela campeã olímpica Martine Grael, equipe ainda registrou a maior velocidade atingida no 1º dia de regatas em Auckland