Catamarã híbrido é a nova aposta de estaleiro da Nova Zelândia. Veja

Por: Redação -
04/08/2021

Após o lançamento bem sucedido do catamarã híbrido (elétrico e a diesel) Herley 3400, a neozelandesa Herley Boats acabou de anunciar um novo projeto: o Sunchaser 60. O modelo consiste em um catamarã elétrico, como o anterior, com desempenho também a energia solar; e será o resultado da colaboração entre o próprio estaleiro e o estúdio Roger Hill Yacht Design.

A capacidade de produção de energia solar já foi estabelecida, e será de 18 kW. O intuito, agora, é produzir uma embarcação com vários avanços técnicos e com um foco principal: o de realizar cruzeiros em ilhas e baías, somente através de energia sustentável.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Uma vez que o objetivo seja alcançado, o estaleiro divulgou que o intuito secundário do projeto é obter verdadeira capacidade de navegação oceânica, para atingir velocidades de cruzeiro confortáveis de, no mínimo, 15 nós.

Sem abandonar a premissa mais importante — a geração solar —, o time de design planejou o telhado da forma mais “limpa” possível. Eles desenvolveram um sistema que puxa a energia solar do telhado para o banco de propulsão e, em seguida, para os motores — tudo isso com perdas elétricas mínimas. Desta forma, o que é produzido na cobertura, é transferido para os motores elétricos.

sunchaser

Leia também

» Estaleiro turco apresenta superiate de 180 pés que será lançado no Monaco Yacht Show

» Instituição lança treinamento náutico on-line em parceria com a Guarda Costeira dos EUA

» Estaleiro italiano apresenta iate de 100 pés que será lançado em Cannes

O layout, por sua vez, foi desenhado para longas durações no mar. Por isso, é perceptível a grande preocupação do projeto com a qualidade dos espaços de convivência, a exemplo da cozinha espaçosa no piso principal, bem como as áreas de entretenimento e a garagem volumosa para armazenamento de brinquedos aquáticos.

Ainda não foram liberadas informações a respeito do número máximo de hóspedes permitidos, mas sabe-se que a suíte máster ficará à frente e todos os camarotes terão banheiros privativos. Uma outra preocupação, de acordo com o estaleiro, foi a criação de um design circular no Sunchaser 60, para facilitar o acesso direto da estação do leme aos conveses de proa e laterais.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Morre Jaime Alves, da Flexboat, o homem que fez o Brasil navegar em infláveis tão confiáveis quanto ele próprio

    Fundador da Flexboat, Jaime Alves fez dos barcos infláveis um símbolo da náutica brasileira. O empresário morreu aos 72 anos

    Fundador da S.O.S. Mata Atlântica, Fabio Feldmann elogia iniciativa "muita desafiadora" do JAQ H1

    "Esse é o Brasil que está dando certo", destacou o ex-deputado, parceiro de longa data de Ernani Paciornik, idealizador do projeto

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez