Catamarã híbrido é a nova aposta de estaleiro da Nova Zelândia. Veja
Após o lançamento bem sucedido do catamarã híbrido (elétrico e a diesel) Herley 3400, a neozelandesa Herley Boats acabou de anunciar um novo projeto: o Sunchaser 60. O modelo consiste em um catamarã elétrico, como o anterior, com desempenho também a energia solar; e será o resultado da colaboração entre o próprio estaleiro e o estúdio Roger Hill Yacht Design.
A capacidade de produção de energia solar já foi estabelecida, e será de 18 kW. O intuito, agora, é produzir uma embarcação com vários avanços técnicos e com um foco principal: o de realizar cruzeiros em ilhas e baías, somente através de energia sustentável.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Uma vez que o objetivo seja alcançado, o estaleiro divulgou que o intuito secundário do projeto é obter verdadeira capacidade de navegação oceânica, para atingir velocidades de cruzeiro confortáveis de, no mínimo, 15 nós.
Sem abandonar a premissa mais importante — a geração solar —, o time de design planejou o telhado da forma mais “limpa” possível. Eles desenvolveram um sistema que puxa a energia solar do telhado para o banco de propulsão e, em seguida, para os motores — tudo isso com perdas elétricas mínimas. Desta forma, o que é produzido na cobertura, é transferido para os motores elétricos.
Leia também
» Estaleiro turco apresenta superiate de 180 pés que será lançado no Monaco Yacht Show
» Instituição lança treinamento náutico on-line em parceria com a Guarda Costeira dos EUA
» Estaleiro italiano apresenta iate de 100 pés que será lançado em Cannes
O layout, por sua vez, foi desenhado para longas durações no mar. Por isso, é perceptível a grande preocupação do projeto com a qualidade dos espaços de convivência, a exemplo da cozinha espaçosa no piso principal, bem como as áreas de entretenimento e a garagem volumosa para armazenamento de brinquedos aquáticos.
Ainda não foram liberadas informações a respeito do número máximo de hóspedes permitidos, mas sabe-se que a suíte máster ficará à frente e todos os camarotes terão banheiros privativos. Uma outra preocupação, de acordo com o estaleiro, foi a criação de um design circular no Sunchaser 60, para facilitar o acesso direto da estação do leme aos conveses de proa e laterais.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show
Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil
Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja
Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico
Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público