Capitania Fluvial de Brasília mostra no Boat Show como zela pela segurança no Lago Paranoá

Com lema "Navegação Consciente e Segura no Coração do Brasil", instituição faz mais de 100 abordagens no lago durante finais de semana

Por: Redação -
17/08/2024
Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto/ Revista Náutica

O Lago Paranoá é o principal ponto de lazer de Brasília, reunindo milhares de pessoas para as mais diversas atividades. Muitas delas a bordo de embarcações, que vão desde jets e lanchas até os veleiros. Cabe a Capitania Fluvial de Brasília botar em prática o seu lema — “Navegação Consciente e Segura no coração do Brasil” — para que o cartão-postal siga como uma opção segura de diversão na região.

Wanderson Morais Ramos, Capitão de Fragata da instituição, está presente no Brasília Boat Show — salão náutico que acontece, justamente, nas águas do lago — no estande da Marinha do Brasil. Por lá, ele contou à equipe de NÁUTICA como a capitania atua, diariamente, para zelar pela segurança dos navegadores que frequentam as águas abrigadas.

Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto/ Revista Náutica

Durante a semana e com reforço no final de semana, há uma equipe que aborda as embarcações para verificação de itens de segurança, qualificação do condutor, inscrição da embarcação e lotação do barco– explica o capitão

Segundo Wanderson, muitas pessoas ainda navegam de forma irregular no Lago Paranoá, principalmente em motos aquáticas. Isso porque, para navegar de jet, o condutor precisa ser habilitado na categoria motonauta. Muitas vezes, contudo, o habilitado na categoria arrais amador acaba pilotando, também, jets — portanto, de forma irregular.

Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto/ Revista Náutica

Durante um final de semana costumamos realizar mais de 100 abordagens por dia– conta Wanderson 

As abordagens são feitas aos navegantes de forma respeitosa. “Nos apresentamos, dizemos que somos da Marinha do Brasil e estamos trabalhando para sua segurança. Solicitamos a documentação do condutor para ver o registro dele, se a embarcação é registrada na capitania e alguns itens de segurança”, explica o capitão.

Brasília é um grande polo náutico

Para além da beleza e das boas águas do Lago Paranoá, Eduardo Colunna, presidente da Acobar, revelou durante a abertura do Brasília Boat Show que há no Brasil “1,05 milhão de barcos de esporte e lazer inscritos na Marinha, mais de 20% deles na região Centro-Oeste”.

 

Wanderson complementa esse dado explicando que a Capitania Fluvial de Brasília é a quarta do Brasil em inscrições de embarcações de esporte e recreio. “Hoje possuímos mais de 53 mil embarcações inscritas.”

Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto/ Revista Náutica

Com tantos barcos, a instituição conta com 14 embarcações oficiais — geralmente composta por três membros da capitania — para apoiar as abordagens de segurança no lago em Brasília e também em outros, como o Serra da Mesa e o Corumbá IV, ambos em Goiás.

 

Wanderson explica que o Lago Paranoá ainda é, infelizmente, palco de incidentes. É através de trabalhos de conscientização, como a Capitania Itinerante — presente no Brasília Boat Show –, que a capitania trabalha para reduzi-los.

Desenvolvendo esse trabalho de conscientização, como trazer a Capitania Itinerante para o evento, acreditamos que vamos tornar esse lago cada vez mais seguro– destaca o capitão

Para ajudar nesse trabalho, a Marinha do Brasil conta também com o aplicativo Navseg, ferramenta da entidade dedicada à segurança da navegação.

 

Uma das principais funções do aplicativo é o rastreamento mais rápido das embarcações através da Capitania dos Portos, em caso de emergência. Isso porque, pelo app, o condutor informa o plano de viagem da embarcação (aviso de saída), sem a necessidade do envio de papéis.


Assim, o monitoramento do barco é facilitado, bem como o serviço de resgate, caso seja necessário.

 

O aplicativo NavSeg ainda fornece diversas outras informações sobre a navegação, e pode ser baixado de forma gratuita através do Google Play ou da Apple Store.

1º Brasília Boat Show

O 1º Brasília Boat Show reúne, em formato boutique, grandes destaques do mercado náutico e uma programação para toda a família. O evento atraca pela primeira vez no Centro-Oeste, nas águas do belo Lago Paranoá, entre os dias 14 e 18 de agosto.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Lanchas, pontoons e jets estarão expostos ao público na capital federal, inclusive com a possibilidade de test-drive de barcos. O Brasília Boat Show mostra ainda opções de motores, equipamentos e diversos acessórios para embarcações.

 

E tem mais: exibição de barcos clássicos de décadas passadas, rally náutico e uma programação completa de lazer, com esportes aquáticos gratuitos, palestras e apresentações musicais.

 

Anote aí!

Quando: De 14 a 18 de agosto de 2024
Onde: Orla da Concha Acústica (SCE Trecho Enseada 01, Projeto Orla, Polo 03, Lote 20, Brasília – DF)
Horário: Quarta a sexta-feira, das 12h às 21h; sábado e domingo, das 11h às 21h
Mais informações: site do evento
GARANTA SUA ENTRADA

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Real Powerboats levará dois lançamentos de barcos ao São Paulo Boat Show

    Estaleiro mostrará ao público as aguardados Real 34 Cabriolet e a Real 35 Cabriolet no maior evento náutico da América Latina

    NASA aposta em robôs com IA para monitorar o aumento do nível do mar

    Equipamentos capazes de coletar dados a mais de 30 metros de profundidade devem atuar na Antártida por um ano

    Leões-marinhos filmam áreas inexploradas do oceano com ajuda de câmeras

    Experimento reuniu 89 horas de filmagens feitas pela perspectiva da espécie, que percorreu 500 km com os aparelhos acoplados ao corpo

    Equipe percorre 6 mil km de jet e entra para a história dos rallys náuticos

    Expedição que passou por mais de 30 rios desafiou aventureiros com direito a raias venenosas e trechos de 'pancadas' na água

    De bicho espaguete a lula raríssima: expedição descobriu 20 novas espécies marinhas em potencial

    Realizada na costa chilena, operação encontrou ecossistemas desconhecidos e criaturas bizarras através do ROV