Você sabia que o Pelé teve uma lancha? Essa aqui, uma Carbrasmar Xaréu 22, ano 1969

23/10/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Fora dos campos, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que completa 80 anos nesta sexta-feira, 23 de outubro, também fazia seus gols de placa. Um dos mais belos deles foi marcado em 1969, antes da conquista do tricampeonato mundial, quando o maior jogador de todos os tempos comprou uma lancha Carbrasmar modelo Xaréu 22, que batizou com o nome de sua primeira filha, Kelly Cristina, nascida em 1967.

O melhor de tudo é que a lancha que pertenceu ao Rei do Futebol ainda existe, já com 51 anos de mar, resgata pelos irmãos Danilo e Leandro Iakimoff, e será exibida no São Paulo Boat Show 2020, que acontecerá de 19 a 24 de novembro, na Raia Olímpica da USP.

Cultuadores de barcos de madeira, Danilo e Leandro garimpavam um casco antigo, mas ainda em boa forma, quando um amigo anunciou ter encontrado em Santos uma Carbrasmar modelo Xaréu 22, ano 1969, do jeito que eles queriam. Confiando na informação, eles fecharam o negócio “às cegas”, ou seja, sem conferir o estado de conservação da mercadoria. Dias depois, quando finalmente viram a lancha, levaram um susto. “O motor estava fundido, o costado, solto, e a madeira, deteriorada. Pouca coisa se salvava”, conta Danilo.

Ao conferir os documentos daquela embarcação clássica, porém, os irmãos Iakimoff tiveram uma surpresa que compensou, com juros e correção, o investimento de R$ 10 mil: a Kelly Cristina — o nome estava bem visível no casco da joia — tinha valor histórico. Seu primeiro e famoso dono tinha sido simplesmente o rei Pelé, que comprou a lancha antes do Tricampeonato mundial, no ano de 1969, quando jogava no Santos

Leia também 

>> Joana II: a última lancha de Ayrton Senna navega até hoje

>> A verdade sobre o fim do Pilar Rossi: o que levou Nelson Piquet a desmanchar seu iate

>> Black Swan: o superiate concebido para ser vilão de um filme de aventura. Conheça

Como bons restauradores, Danilo e Leandro encararam, então, o desafio de deixá-la nova novamente, garimpando peças e acessórios originais. Após um anúncio nos classificados da revista NÁUTICA, eles conseguiram o patrocínio das Tintas International, da marina Píer 26 e de um amigo, Ronald Bremberger, o que permitiu que a restauração fosse concluída em apenas três meses — a tempo de a Kelly Cristina ser exibida como uma das atrações do São Paulo Boat Show 2008.

“O próprio Pelé visitou o barco, e se emocionou por lembrar seu pai, Dondinho, que na época usava muito a sua lancha”, conta Danilo.

A velha Carbrasmar ficou novinha de novo, e linda, tal qual saiu de fábrica. Para o retorno à água, eles escolheram o dia 19 de novembro de 2009, data do 40º aniversário do 1 000º gol do rei, que, por coincidência, foi marcado no mesmo ano em que esta Carbrasmar foi construída. Não foi só nos campos de futebol que Edson Arantes brilhou. Feliz aniversário, Rei!

 

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sucesso da Kapazi, cadeira flutuante estará no Boat Show de Foz

    De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca

    Natal e rock and roll! Evento nos EUA unirá música com desfile de barcos temáticos

    Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York

    Para todos os gostos: 7 revestimentos da Kelson's estarão no Boat Show de Foz

    Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Nova espécie de peixe sem olhos é descoberta em caverna subterrânea

    Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%