Conheça o Iate Clube Lago de Itaipu, que sediará 1º Foz Internacional Boat Show

Clube é o único dedicado aos barcos da região que abriga segunda maior hidrelétrica do mundo

16/10/2023
Foto: ICLI / Divulgação
Foto: ICLI / Divulgação

Banhado em águas doces, o Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) é o palco escolhido para receber o primeiro Boat Show internacional em 25 anos de evento. A escolha não é à toa: o espaço paradisíaco é cercado pela natureza e tem capacidade para atender a até 300 embarcações de forma simultânea.

O iate clube oferece diversas atividades nas águas do imenso Lago de Itaipu. De 23 a 26 de novembro, o lugar vai reunir barcos de grandes marcas e cerca de 15 mil visitantes durante os quatro dias do Foz Internacional Boat Show, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Foto: Instagram @iclifoz / Divulgação

O ICLI foi fundado há quase 40 anos, ainda em 1985, e atualmente atende mais de 4 mil pessoas, entre seus sócios e familiares. Está localizado a 15 minutos de carro do centro de Foz do Iguaçu e a cerca de 30 minutos do aeroporto internacional da cidade.

 

Por lá, os associados e seus convidados aproveitam para praticar pesca, iatismo, biribol, vôlei, futebol e outras atividades preparadas pelo ICLI — como o Ranking de Pesca ao Tucunaré, a Pesca de Casais, Pesca das Crianças, Passeio Náutico e o projeto Velejar é Preciso.

Ficamos muito felizes com a escolha do clube para esse grande evento que é o Foz Internacional Boat Show. Vai fomentar o turismo náutico em Foz e região, inclusive na tríplice fronteira – Evandro Ferreira, comodoro do ICLI

A pesca do Tucunaré é uma das principais atividades do ICLI. Já em sua 24ª edição, o campeonato anual reúne cerca de 55 equipes, cada uma composta por 3 pessoas, que podem pescar até cinco peixes. A equipe que pegar os maiores, é a vencedora. Vale ressaltar que a pesca é esportiva, ou seja: os peixes sempre voltam para o lago em segurança.

Foto: Instagram @iclifoz / Divulgação

O Lago de Itaipu e o ICLI

Localizado na fronteira entre Brasil e Paraguai, o Lago de Itaipu foi formado artificialmente em 1982 — três anos antes da criação do ICLI –, no rio Paraná. A formação se deu com o fechamento das comportas do canal de desvio da Usina Hidrelétrica de Itaipu — a segunda maior do mundo, atrás apenas da Usina de Três Gargantas, na China.

Foto: ICLI / Divulgação

O lago ocupa uma área de 1.350 km², sendo que 770 km² estão do lado brasileiro da fronteira e 580 km² do lado paraguaio. Dentro dessa imensidão de águas doces, estão 66 pequenas ilhas — 44 no Brasil e 22 no Paraguai.

Foto: Instagram @iclifoz / Divulgação

Projeto Velejar é Preciso

O Projeto Velejar é Preciso é um dos grandes destaques do clube. Ao todo, 120 crianças com idades entre 9 e 16 anos, moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino, participam da iniciativa que oferece apoio técnico, físico e alimentar para a prática da vela, nas classes optmist e laser.

Foto: Gabriel Heusi/Reprodução Instagram @iclifoz

Com o projeto, que tem o apoio da o apoio da Itaipu Binacional, as crianças chegam a disputar campeonatos de nível estadual, nacional e até internacional — sendo que, em competições fora da cidade, os atletas têm sua despesas custeadas pelos organizadores.

Foto: Gabriel Heusi/Reprodução Instagram @iclifoz

Dentre as crianças que passaram pelo projeto está Allan Godoy, que iniciou na vela aos 12 anos, através da iniciativa. A partir daí, o velejador viajou pelo Brasil e pela América Latina através do esporte e, com o passar dos anos, se consagrou como o maior velejador de todos os tempos na América do Sul na classe Laser 4.7, com os títulos de bicampeão sul-americano e bicampeão brasileiro.

Foto: Instagram @allangodoy_ / Divulgação

Assim como Allan, Andrey Godoy também iniciou na vela graças ao Projeto Velejar é Preciso, quando ainda tinha 9 anos. O atleta já conquistou títulos sul-americanos e, em 2016, viajou para o outro lado do mundo e voltou da Europa como o 5º colocado no Mundial de Vela.

Foto: Instagram @andrey_godoy / Divulgação

Recentemente, Andrey conquistou o título Brasileiro de Vela na categoria ILCA 6, ao lado de Gabriella Kidd, no Rio de Janeiro, e foi vice-campeão da Copa Brasil de Vela, em Ilhabela.

Foz Internacional Boat Show 2023

1º Foz Internacional Boat Show terá quatro dias de exposição no oeste do Paraná, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

 

A expectativa é reunir 15 mil visitantes e cerca de 30 marcas, com a apresentação de barcos na faixa dos 40 pés — a maioria deles disponível para test-drive nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.

Foto: ICLI / Divulgação
Charmoso Iate Clube Lago de Itaipu vai sediar a primeira edição do Foz Internacional Boat Show. Foto: ICLI / Divulgação

Primeiro em água doce do Brasil e, também, primeiro salão internacional com a chancela Boat Show, o Boat Show de Foz é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Acobar.

 

Foz Internacional Boat Show tem apoio também da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).

Como ser um expositor no Boat Show de Foz

Para expor sua marca ao lado dos principais nomes do setor náutico do Brasil e do mundo, entre em contato pelo e-mail  [email protected]  ou pelo telefone (11) 2186-1068 e confira os espaços disponíveis.

 

FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW
Anote aí!
Quando: De 23 a 26 de novembro de 2023
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020, Jardim Porto Dourado, Foz do Iguaçu – PR)
Horário: 16h às 22h
Saiba mais no site oficial do evento

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Fluvimar mostrará sua linha de pontoons e barcos de pesca no Brasília Boat Show

    Estaleiro paranaense tem 30 anos de mercado e quase 13 mil barcos na água; salão acontece de 14 a 18 de agosto

    Maior barco da Fibrafort, lancha F420 Gran Coupé será destaque no Brasília Boat Show

    De 14 a 18 de agosto, público do evento náutico poderá conferir de perto os detalhes dessa e de outras duas embarcações do estaleiro

    Doutor Bruno: atleta olímpico dividiu rotina do kitesurf com medicina e mira ouro em Paris

    Entre plantões médicos e velejadas, Bruno Lobo superou lesões e falta de apoio para estrear nas Olimpíadas de 2024

    Fotos inéditas do Titanic prometem revelar detalhes nunca vistos dos destroços

    Expedição ao naufrágio conta com dois robôs ultra tecnológicos, que farão imagens e mapeamentos 3D no fundo do oceano

    Brasília Boat Show terá presença da NX Boats com lancha de luxo assinada pela Pininfarina

    Modelo estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto; ingressos para o salão já estão disponíveis