Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec celebra um ano incentivando o setor no Paraná
Marco foi festejado no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Em 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, a Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec celebrou também seu primeiro ano de existência. Nesses 12 meses, o órgão atuou em diversas frentes para ampliar o cenário turístico da região — com ênfase no turismo náutico, dada a vocação da região para atividades nas águas.
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As iniciativas foram responsáveis por gerar impacto positivo tanto na economia local, quanto no fortalecimento da cadeia produtiva do setor turístico no Paraná.
O marco de um ano foi marcado pela participação de Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec, em um painel especial na ABAV Expo, a convite da Embratur. Um dos maiores eventos nacionais do setor turístico, a ABAV Expo este ano aconteceu em Brasília, de 26 a 28 de setembro.
O turismo é o fenômeno humano que conecta pessoas e culturas, e a inovação é essencial para garantir sua sustentabilidade e competitividade– Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec
Por lá, ao lado de painelistas do Turistech Hub e da Universidade Federal Fluminense (UFF), além da própria Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Benites falou a partir do tema “Ecossistemas de Inovação e Turismo”.
“Este primeiro ano da nossa Diretoria foi marcado por avanços significativos, desde o fortalecimento do nosso Complexo Turístico Itaipu (CTI), até a criação de novos projetos e desenvolvimento científico e tecnológico, mostrando como podemos integrar a academia, o setor público e privado, para alavancar a economia e gerar impacto positivo para as comunidades locais”, afirma o diretor.
Conheça os principais feitos da Diretoria em um ano
Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu
O turismo náutico foi uma das prioridades da Diretoria neste primeiro ano. A integração dos municípios, por meio da criação do Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu, foi conduzida diretamente pelo Itaipu Parquetec em parceria com outras instituições, numa estratégia de fomentar a ocupação do lago e atrair para a região toda a infraestrutura que impulsiona toda a cadeia náutica.
Durante esse período, foram realizadas seis reuniões técnicas, duas missões técnicas e um congresso. O apoio ao Foz Internacional Boat Show, que atraiu mais de 6 mil visitantes e gerou cerca de R$ 340 milhões em negócios, marcou o início desse movimento, fortalecendo a economia local e posicionando Foz do Iguaçu no cenário do turismo náutico brasileiro.
Além disso, a Diretoria de Turismo coordenou e apoiou mais de 40 eventos, nos mais diversos segmentos, como turismo religioso, cultural, científico e de negócios, que, juntos, somaram público de mais de 100 mil pessoas.
Conecta IGU
Um dos destaques do primeiro ano da diretoria, ressaltado na fala de Yuri durante a ABAV, é o Conecta IGU, um programa de inovação aberta em parceria com a Embratur, responsável por ‘acelerar’ startups com soluções tecnológicas para o turismo, focadas em melhorias na emissão de vistos e na medição de fluxo de visitantes.
O projeto foi vencedor do Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), na categoria “Tecnologia e Gestão de Dados”.
Smart CTI
Outra ação estratégica foi a abertura da estrutura de gestão e operação do Complexo Turístico Itaipu (CTI), de gestão do Itaipu Parquetec, tornando-se um ambiente de sandbox, que permite a testagem e validação de tecnologias e soluções ainda em fase de desenvolvimento, geralmente apresentada por startups.
“Durante o Web Summit Rio, lançamos o ‘Save the Date’ do Smart CTI, uma plataforma de inovação que transforma o Complexo Turístico Itaipu em um laboratório vivo para testar soluções sustentáveis, que reafirma nosso compromisso em viabilizar espaços que promovam o desenvolvimento tecnológico e, por consequência, auxilie na diversificação econômica, por meio do turismo”, destaca Benites.
Ampliação da área de atuação da Itaipu Binacional
Com a ampliação da área de atuação da Itaipu Binacional, as ações voltadas para o fortalecimento do turismo regional tornaram-se um pilar estratégico. “Desde o incentivo a eventos e a criação de novos produtos turísticos, até o fortalecimento de instituições regionais, como a Adetur Cataratas e Caminhos e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros”, destaca Yuri.
Um exemplo dessa articulação foi a criação da Rede Paranaense de Trilhas, iniciativa que promove a integração de trilhas de longo percurso, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo na região.
Valorização da cultura local e a promoção da inclusão social
Outro pilar fundamental da diretoria foi a valorização da cultura local e a promoção da inclusão social. O primeiro e maior desafio foi a retomada de ações e parcerias que haviam sido descontinuadas.
Voltamos a integrar o Conselho da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e o Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura, retomando seu papel ativo na preservação e promoção da herança cultural da região– destaca Benites
“Iniciativas como o Natal de Águas e Luzes de 2023, o evento itinerante Energia de Natal, e a exposição ParanÁfrica, realizada em novembro de 2023, em Curitiba, destacaram a riqueza cultural da região”, completou o diretor.
A reestruturação do Mercado Público de Foz, agora nomeado Mercado Barrageiro, apresentou um desafio significativo devido à sua complexidade e histórico.
“Foram necessárias reformas, estudos e novas implementações para revitalizar este importante espaço, que servirá como um equipamento gastronômico, turístico e cultural”, explicou Aline Teigão, gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional.
Além das melhorias de infraestrutura e abastecimento, foi desenvolvido um projeto de ocupação cultural, que resultará em um edital de seleção de artistas locais para que possam apresentar seus trabalhos no mercado pelos próximos três anos.
Atualmente, o mercado está na fase de montagem das lojas pelos permissionários, e sua inauguração atenderá a um desejo antigo da comunidade, consolidando uma promessa de longa data.
Fomento ao empreendedorismo de jovens
Além dos pontos já citados, o fomento ao empreendedorismo de jovens foi uma prioridade, com apoio a eventos como o Startup Weekend e o Hackatour Cataratas, proporcionando uma plataforma para jovens inovadores apresentarem suas ideias e impulsionarem novas oportunidades de negócios.
Planos para o futuro
A Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec planeja ainda a expansão de suas iniciativas, com foco na consolidação de tecnologias sustentáveis e inovadoras que promovam o desenvolvimento do turismo.
“Nosso objetivo é continuar impulsionando o turismo local com soluções tecnológicas que integrem sustentabilidade e transformação digital, respondendo aos desafios globais e regionais,” conclui Benites.
Entre as próximas ações que serão desenvolvidas, a de maior projeção é o Observatório Nacional de Turismo, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Itaipu Parquetec, que tem como objetivo monitorar, analisar e divulgar dados estratégicos sobre o setor de turismo no Brasil.
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