Começou


A 12a edição da Transat Jacques Vabre começou, na manhã deste domingo (25), com a participação de 42 barcos divididos em quatro classes. Os modernos veleiros da Class40, Multi50, IMOCA e Ultime partiram da francesa Le Havre para uma aventura de 10 mil quilômetros com destino a Itajaí, em Santa Catarina. A prova é disputada em duplas e terá a estreia de uma equipe brasileira: Eduardo Penido e Renato Araújo formam a parceria a bordo do barco ZETRA, que compete contra outros 13 veleiros da Class40. “A nossa vantagem é que, de todos os barcos da Transat Jacques Vabre, a gente é a única equipe que vai pra casa e não precisa voltar para seus países quando a regata acabar”, brincou o campeão olímpico Eduardo Penido.
Os barcos partiram da baía de Paul Vatine nas primeiras horas da manhã do domingo, com os termômetros marcando 10 graus. A largada foi dada às 13h30 (10h30 Horário de Brasília) com ventos fracos e muita corrente, o que atrasou a entrada da flotilha no Canal da Mancha. Depois de um percurso entre boias, os barcos iniciaram a viagem ao Brasil. O Zetra de Edu Penido e Renato Araújo oscilou bastante variando entre sétimo e décimo segundo nas primeiras horas de prova. “A ansiedade é grande, pois não é uma prova simples de ser feita. Primeiro objetivo é passar esse trecho mais difícil no Golfo de Biscaia e depois poupar o barco para tentar chegar inteiro em Itajaí”, contou Renato Araújo.
Como os veleiros são praticamente iguais em cada classe, a regra diz que quem chegar em primeiro será o ganhador da classe. Os Ultime devem completar o percurso em até 11 dias, os IMOCAS e os Multi50 em até 20 dias e os Class40 de 20 a 30 dias.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Movimentos de Rayyan Arkan Dikha já receberam até uma nova expressão nas redes, a "aura farming". Conheça
Evento acontecerá neste sábado (12), nos EUA, com músicos debaixo d'água e mensagem sobre a proteção de corais
Ilieg González e Mirtha Verena viveram o momento romântico com direito a faixa de pedido estendida na proa do barco
Registro foi feito próxima à Ilha Rasa, na zona sul do munícipio do Rio; temporada de avistamentos já começou
Acredita-se que navio português tenha sido capturado durante um dos ataques piratas mais ousados do século 18 e guarde tesouro incalculável