Como escolher bem na hora de comprar seu barco novo. Veja nossas dicas


Feita a sintonia fina da faixa onde se encaixa o barco pretendido, é chegada a hora de visitar os modelos incluídos na categoria. É um momento muito gostoso (afinal, você está se aproximando da concretização do sonho), mas que exige muita atenção. Mais do que conhecer os barcos, você deverá observar os detalhes construtivos e estruturais deles.
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CASCO
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Para saber se a laminação está perfeita, cole o rosto junto ao costado e veja se há ondulações no gelcoat.
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Verifique com o vendedor se as longarinas percorrem todo o fundo do casco, da proa ao espelho de popa.
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Cavernas devem ser abundantes, ligadas às anteparas e às longarinas. E tudo isso deve estar solidamente laminado ao casco.
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Observe se o convés tem antiderrapante (e que seja eficiente!) nas áreas de trabalho.
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Os cunhos devem ser suficientemente grandes e bem localizados: dois na proa, dois na popa e outros dois à meia-nau.
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A escadinha de popa é fundamental, e ela deve ser de fácil manuseio.
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Uma boa embarcação tem também pegadores nos pontos de passagem.
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Cheque se gaiutas e vigias são grandes o suficiente como, também, se há drenagem ao redor delas, para evitar que a água vaze para a cabine quando for abri-las.
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Veja se as dobradiças são de construção reforçada e bem fixadas.

INSTALAÇÕES
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O compartimento do motor deve ser bem iluminado e ventilado, com fácil acesso às correias, filtros, vareta de óleo e baterias.
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Cheque se a fiação é numerada, codificada por cores e passa por conduítes. Além disso, todas as partes metálicas devem ser conectadas por fios de cobre a uma placa de aterramento.
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As mangueiras precisam ser apropriadas para o tipo de combustível e deve haver abraçadeiras duplas de inox nas válvulas e saídas abaixo da linha d’água.
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Informe-se com o fabricante e, se possível, com clientes do estaleiro, sobre o serviço de pós-venda. Há um centro de assistência técnica perto da marina onde o barco vai ficar?
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INTERIOR
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Sente-se no posto de comando. Ele é confortável? A visibilidade é boa? O acesso aos instrumentos do painel é fácil?
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Caso o barco tenha sistema de ar-condicionado, ótimo. Se não, procure sentir se a ventilação natural será suficiente.
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Perceba se há detalhes como corrimão no teto, se as bordas dos armários são arredondadas e a iluminação é adequada.
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O espaço para armazenamento deve suprir suas necessidades, e os armários, bem ventilados, de modo a evitar o mofo.
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As peças de mobília são aparafusadas ou, simplesmente, coladas e grampeadas?
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Se houver cozinha na embarcação, saiba que a pia deve ter, no mínimo, 20 cm de profundidade e vir equipada com suportes para copos, pratos, talheres e panelas (de preferência, com prendedor).
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No caso dos veleiros, o fogão é montado com dispositivo que permita manter a posição horizontal quando o barco aderna?
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Não se esqueça de checar se armários e geladeira vêm com travas nas portas, para evitar que se abram em mar agitado.
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Supondo que você irá comprar uma versão básica da embarcação, é fácil instalar eletrônicos novos? Se a lancha tiver flybridge, vale a mesma regra.
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O banheiro tem boxe separado, para evitar molhar tudo? E o porta-toalhas é resistente para servir de pegador?
MOTORIZAÇÃO
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Além de elevar o custo final do barco, motores mais potentes são mais caros e reduzem a autonomia da embarcação.
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Supermotorizar uma lancha pequena significa também perigo, pois, além de forçar a estrutura, a embarcação pode virar!
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Se a lancha for usada para esquiar, a motorização deve ser a gasolina e com bom torque, para proporcionar arrancadas rápidas. Mas, lembre-se: o casco deve ser compatível com esse tipo de motorização.
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Instalar dois motores dá segurança, o que é importante quando o uso da embarcação é em mar aberto. Um motor de 200 hp custa menos, é mais rápido e tem menor consumo que dois de 100 hp.
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