Catamarã elétrico com hidrofólios ganha concurso francês de inovações

Por: Redação -
03/03/2021

O L’Overboat foi o grande vencedor do InnOvations 2021, concurso focado em inovações para empresas que rola na região Occitanie, na França. Não é para menos, o projeto do estaleiro Neocean é sensacional!

Com apenas 3,1 metros de comprimento (10 pés), o barco é um catamarã elétrico com hidrofólios que praticamente levanta voo, mantendo apenas as lâminas e as pernas na água depois de decolar. E o melhor: sem custos operacionais (não usa combustível fóssil) nem ruído e com zero emissão de poluentes. Não por acaso, o pequeno catamarã recebeu ainda o certificado Solar Impulse, de benéficos ao meio ambiente.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O concurso, como o nome sugere, procurava por projetos com caráter inovador, que fossem viáveis e tivessem impacto econômico-financeiro, fosse regional, nacional ou internacionalmente, induzindo cooperação entre meios os acadêmicos e econômicos.

São várias categorias, e o melhor projeto seria aquele que atendesse a todos os requisitos. Os jurados foram checando e selecionando, ou eliminando, cada um dos inventos, até que acabou elegendo o L’Overboat como projeto número 1.

Criado pelo oceanógrafo Vincent Dufour, o L’Overboat está equipado com um banco de baterias de 48V, com 70Ah de capacidade, além de um motor de 4,5kW que dispensa a licença obrigatória de navegação — bem, pelo menos na maioria das jurisdições. Com o uso dos hidrofólios, o catamarã sai da água a 7,5 nós, e atinge 15 nós de velocidade máxima. Na velocidade de cruzeiro, de 11 nós, a autonomia é de 2 horas.

O design — fruto de uma parceria entre a Yacht Design Collective e a JB Epron — alia engenhosidade e proeza em um só barco. Para navegar, o piloto desliza as baterias para um compartimento na cabine e coloca as asas do hidrofólio manualmente na água. No caso de águas muito rasas, basta retrair as folhas e seguir em frente, sem o recurso do hidrofólio.

Leia também

» Estúdio italiano apresenta novo conceito de catamarã anfíbio movido a energia solar

» Greenline Yachts cria primeira frota de barcos 100% elétricos para aluguel

» Conheça os primeiros barcos comerciais elétricos da Nova Zelândia

Para que o L’Overboat possa “voar”, o peso é fator determinante. Para isso fosse possível, o apoio da Universidade de Montpellier e de muitos de seus laboratórios foi decisivo, além da participação do Estaleiro SCC, experiente em compostos gerais e asas de alumínio, que contribuiu para a embarcação passasse a deslocar apenas 100 quilos.

A certificação ambiental indica que o L’Overboat apresenta baixo consumo de energia em relação à velocidade e 90% menos emissões de CO2, já que motor elétrico com acionamento direto que consome 3 vezes menos energia do que um motor térmico com a mesma potência.

Depois de  vencer o concurso, a equipe Neocean revelou que seu passo seguinte é desenvolver uma versão desse mesmo catamarã para duas pessoas. No vídeo abaixo, confira como o barco funciona:

https://youtu.be/0D_e_k2Qkew

Por Naíza Ximenes, sob supervisão do jornalista Otto Aquino.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ilhabela deve ganhar 1ª usina de dessalinização de água de São Paulo em 2026

    Projeto prevê aumento de 22% no volume de água tratada no município, atendendo mais de 8 mil pessoas

    Descanso sobre as águas: hospedagem em barcos atracados é opção de lazer no litoral brasileiro

    Ideia dispensa a necessidade de carteira náutica e traz valores acessíveis para uma experiência pra lá de diferente

    Falkirk Wheel: conheça o elevador gigante para barcos que virou ponto turístico

    Construção na Escócia foi feita para driblar desnivelamento maior que um prédio de dez andares

    Ações de despoluição na Baía de Guanabara fazem vida marinha voltar às águas

    Expedições comandadas pelo Instituto Mar Urbano observaram mais animais na região e melhor qualidade da água

    Boat Show traz descontos exclusivos para hospedagem em Itajaí; conheça opções

    Parceria com dois hotéis garante conforto e condições especiais para visitantes do salão, que acontece de 4 a 7 de julho