Itajaí: conheça a cidade que vai receber o Marina Itajaí Boat Show

Além de ser um polo náutico, Itajaí tem atrações diversas para todo público

18/05/2023

Itajaí é uma cidade charmosa, de belas praias e muitas belezas naturais. Somando isso a uma indústria náutica forte, dinâmica e ousada, o local se consolidou como um importante polo náutico brasileiro. No litoral de Santa Catarina, no encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, a cidade tem uma ligação concreta com a navegação.

Contudo, foi a partir de 2010 que a cidade passou a atrair estaleiros nacionais e internacionais, além de serviços e estrutura de marina, através da política de incentivos fiscais adotada pelo governo estadual, por meio de programas tributários como o Pronáutica.

Para se ter uma ideia, Itajaí tem muitas empresas ligadas à produção náutica e é sede dos principais estaleiros especializados na construção de iates e lanchas de grande porte, segmento em que responde por mais de 50% da produção náutica nacional.

Com uma das melhores marinas do país — com padrão internacional –, a cidade organizou por cinco anos o Salão Náutico de Itajaí que, neste ano, vai ganhar o selo Boat Show. Dessa forma, a cidade entra para o calendário nacional como um dos principais eventos do setor, junto com os dois maiores salões náuticos da América Latina, o São Paulo Boat Show e o Rio Boat Show.

Uma cidade completa com atrações durante todo o ano

Ainda em seu calendário de eventos náuticos, a mais importante competição a vela do planeta, a The Ocean Race, teve uma parada na cidade em 2023. Para as comemorações da chegada do evento à Itajaí neste ano, um espaço ao lado da Marina levou ao público atrações esportivas, gastronômicas e culturais, entre os meses de março e abril.

Foto: Prefeitura de Itajaí / Divulgação

Um dos maiores portos do Brasil, o Porto de Itajaí oferece visitas guiadas e é uma oportunidade de conhecer a movimentação marítima da cidade. Aliás, Itajaí possui uma excelente oferta gastronômica à beira-mar, com restaurantes e quiosques que oferecem pratos de frutos do mar frescos e deliciosos.

 

Muitos destes alimentos são encontrados no Mercado Público de Itajaí, local tradicional em que os visitantes tem a oportunidade de encontrar produtos locais, como peixes frescos, frutas, queijos e até artesanatos.

 

Inclusive, quando se fala em peixes, não se pode deixar de falar da Marejada, evento de 18 dias muito popular da cidade, marcado pela apresentação de produtos do mar através da culinária, exposições e do folclore português.

Foto: Prefeitura de Itajaí / Divulgação

Dentre os pontos turísticos locais estão as praias Brava e Cabeçudas, bastante conhecidas na região. Itajaí também se destaca pela arquitetura histórica, como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e o Museu Histórico de Itajaí.

A cidade vizinha, Navegantes, abriga o Aeroporto Internacional de Navegantes, facilitando o acesso a Itajaí. Nas proximidades também ficam locais bastante conhecidos, como a Praia de Itapema, conhecida por sua infraestrutura turística, o Parque Beto Carrero World, um dos maiores parques temáticos da América Latina e Balneário Camburiú, cidade conhecida como a Dubai brasileira.

Anote aí!

MARINA ITAJAÍ BOAT SHOW 2023
Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Homem nada mais de 100 metros sem respirar em lago congelado e quebra dois recordes

    Aos 52 anos, experiente nadador suíço acumula títulos e já deteve outro recorde mundial; confira

    Resorts 'no meio do nada' oferecem de natação com cavalos a plantio de recifes

    Ultraluxuosos, estabelecimentos cercados por belas águas buscam se diferenciar com passeios extravagantes; conheça 5 deles

    Búzios ganhará Centro de Desenvolvimento da Vela após parceria de ICAB e CBVela

    Parceria inédita prevê treinos das equipes jovem e principal, clínicas, uma escola de vela e projeto social para fomento do esporte na região

    Tubarão mais rápido dos oceanos é filmado no litoral de São Paulo; assista

    Conhecido como tubarão-mako, animal que pode atingir até 70 km/h foi flagrado próximo à Ilhabela

    Pinguim aparece em praia de Cabo Frio (RJ), surpreende banhistas e levanta dúvida: é normal?

    Apesar de ter sido visto navegando tranquilamente no mar transparente da região, presença do animal em águas brasileiras levantou questionamentos