Conheça os campeões da 44ª Semana de Vela de Ilhabela

Por: Redação -
17/07/2017
Foto: Edu Grigaitis

O Pajero foi consagrado como o grande campeão da 44ª Semana de Vela de Ilhabela, neste sábado (15). O barco comandado Eduardo Souza Ramos conquistou o título da ORC, após uma disputa acirrada, definida apenas neste sábado (15), último dia de provas, superando o Ângela Star IV (Peter Siemensen) e o Crioula 29 (Eduardo Plass), segundo e terceiro colocados. “Foi maravilhoso voltar a ser campeão voltando a correr na ORC. Foi uma semana espetacular, num inverno que parece verão”, comemorou Eduardo Souza Ramos, comandante da embarcação. O velejador, porta-bandeira do Brasil em Los Angeles 1984, venceu sua décima Semana de Vela de Ilhabela.

O Pajero também foi o Fita-Azul (barco que chega primeiro em terra) da regata de abertura da Semana de Vela de Ilhabela, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, que ocorreu no domingo (9).

Ao todo foram oito regatas disputadas em Ilhabela na classe ORC e o Pajero teve 18 pontos perdidos contra 20 do Ângela Star IV. “Aqui a gente sabe o resultado só em terra e não na água. Sempre fica aquela sensação de se deu ou não deu. Com o rating, você faz um bom trabalho e não sabe”, disse o tático André Bochecha Fonseca.

Vale uma explicação! Como os barcos na classe ORC são diferentes, os resultados só são conhecidos minutos ou horas depois que a regata termina, já que a organização faz um cálculo com base nas informações do veleiro e do tempo de prova.

Francisco Siemensen, tático do Ângela Star IV, elogiou a campanha dos três primeiros colocados e lamentou ter perdido o ouro no fim. “Foi um campeonato equilibrado e todos entraram com chances de vencer. Na regata final o Pajero nos passou no último popa e nos superou na pontuação”.

Já na IRC, o domínio foi do Rudá durante toda a competição. A tripulação foi campeã por antecipação, acumulando a sequência de títulos de 2014 até 2017. “Foi um ano perfeito. Ganhamos o Sul-Americano, o Brasileiro e a Semana de Vela de Ilhabela. Fizemos um bom trabalho”, contou Mario Martinez, comandante do Rudá.

Na RGS, o título geral ficou com o Nativo (Eduardo Harabedian). “Foi um campeonato muito especial pra gente. Ganhamos o Brasileiro e agora a Semana de Vela. Ventou em todos os dias e nós velejamos super bem”. O Rainha Empresta Capital (Leonardo Pacheco) foi o vice-campeão e o  Brekelé (GVEN) terceiro.

Campeões da 44a Semana de Vela de Ilhabela:

BDP A – Bacanas IV

BDP B – Cambada 1

Clássicos APS – Itacibá II

Clássicos RGS – Áries III

HPE25 – Ginga

HPE30 – Phoenix/Mad Max

C30 – Caiçara

IRC – Rudá

IRC A – Rudá

IRC B – Asbar IV

ORC – Pajero

ORC A – Pajero

ORC B – Bravíssimo 4

RGS – Nativo

RGS A – Brekelé

RGS B – Bravo

RGS C – Nativo

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta sexta-feira (3) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Na belíssima Marina da Glória, "Mergulho Day" terá quatro nomes de peso falando sobre a prática

    Rio Boat Show 2024: assista à transmissão ao vivo do sexto dia!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Desfile de Barcos promete iluminar as águas do Rio Boat Show na noite desta sexta-feira (3)

    Destaques dos estaleiros navegarão na passarela náutica em espetáculo recheado de luzes e música ao vivo

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha de 16,6 pés sai a partir de R$ 147 mil